O projeto Semeando Água busca com a iniciativa levar conhecimento prático ao maior número de pessoas. Os vídeos estão disponíveis gratuitamente no Canal do IPÊ.

Compartilhar informação sobre práticas sustentáveis que contribuem para ampliar a renda do produtor rural e ainda somar esforços na segurança hídrica do Sistema Cantareira estão entre os objetivos da série de videoaulas do projeto Semeando Água, uma iniciativa do IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas, com patrocínio da Petrobras, por meio do programa Petrobras Socioambiental e Governo Federal.

 

Em fevereiro, o vídeo sobre Restauração Florestal, com Tiago Pavan Beltrame, especialista há mais de 15 anos na implantação e avaliação de plantios florestais, passou a integrar a coletânea.  Dividido em dois momentos, o vídeo tem como ponto de partida a importância de investir em restauração florestal como estratégia para conservar nascentes e cursos d’água nas propriedades, o que é fundamental. Afinal, quanto vale uma propriedade rural sem água?

 

Logo no início, o pesquisador do IPÊ destaca de que forma ocorre essa relação entre água e floresta. “O plantio de árvores protege as nascentes, as margens do rio, de maneira que diminui a quantidade de sedimentos que são levados para o curso d’água durante as chuvas. “Com o crescimento das árvores a restauração começa a proteger o solo, por conta do acúmulo de matéria orgânica das folhas que caem, e garante mais umidade ao solo. Temos ainda a ação da copa das árvores que reduz o impacto da chuva no solo. Assim as gotas batem mais devagar e a água da chuva consegue infiltrar melhor, o que possibilita a regulação do lençol freático, fazendo com que o rio se mantenha com água durante todo o período, o que contribui inclusive com a qualidade dessa água”, explica Tiago.

 

Como o vídeo integra as ações do projeto Semeando Água, que atua em oito municípios do Sistema Cantareira, Tiago Pavan Beltrame destaca ainda as principais espécies indicadas para a região que responde pelo abastecimento de 7,6 milhões de pessoas na região metropolitana de São Paulo.

 

Na segunda parte do vídeo, o especialista apresenta passo a passo de como realizar o plantio, desde os cuidados prévios, em especial com as formigas, passando pelo tamanho do berço, insumos que ajudam no desenvolvimento das mudas, até que altura cobrir com terra e ainda a manutenção nos dois primeiros anos. Tudo para que o próximo plantio seja muito bem-sucedido.

 

A videoaula está disponível no link http://bit.ly/SemeandoAguaVideoaulas junto dos outros dois vídeos: introdução da série com um panorama dos objetivos do projeto com a iniciativa, além de depoimentos dos beneficiários e “Manejo de Pastagem Ecológica”, com Miguel Uchoa, administrador da Fazenda Cravorana, em Piracaia/SP, uma das Unidades Demonstrativas do projeto Semeando Água que conta, por exemplo, como o manejo ajudou a diminuir carrapatos e a reduzir custos.

 

Quem se inscreve no Canal do IPÊ no YouTube pode acompanhar as estreias de todas as videoaulas. As próximas serão: 4. Silvicultura e Sistemas Agroflorestais e 5. Educação Ambiental: http://bit.ly/canaldoipe

 

Videoaula Restauração Ecológica: http://bit.ly/videoaularestauracaoflorestal

Link para a série de videoaulas: http://bit.ly/SemeandoAguaVideoaulas

 

Na foto: Tiago Pavan Beltrame, coordenador de restauração florestal do Projeto Semeando Água, e Luan Cauê Abreu, estagiário de educação ambiental, em área restaurada pelo projeto em Piracaia/SP. 

Crédito da imagem: Tiago Baccarin/Estúdio Garagem