As inscrições estão abertas para o curso que será realizado nos dias 20 e 27 de março e 03 de abril, nas cidades de Camanducaia, Itapeva e Extrema, em Minas Gerais. O curso gratuito Produção Sustentável no Sistema Cantareira é uma oportunidade para produtores rurais aprenderem práticas com potencial de aumentar a produção e a lucratividade em propriedades rurais.

A capacitação formada por três módulos: Agrofloresta, Manejo de Pastagens/Sistemas Silvipastoris e Restauração Florestal integra as ações do Projeto Semeando Água, uma realização do IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas, com patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental e Governo Federal. O curso em questão é uma parceria do Projeto Semeando Água com duas iniciativas: a ESCAS – Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade, do IPÊ e a ELTI – Environmental Leadership & Training Initiative (Iniciativa de Liderança e Capacitação Ambiental), da Escola de Florestas e Estudos Ambientais da Universidade de Yale (EUA), com subsídios da Arcadia Fund – A charitable fund of Lisbet Rausing and Peter Baldwin. (Fundo Arcadia – um fundo beneficente de Lisbet Rausing e Peter Baldwin)

Segundo Alexandre Uezu, coordenador do Projeto Semeando Água, o curso tem entre os objetivos contribuir para o aumento do retorno financeiro dos produtores rurais por motivos que vão além dos limites da propriedade rural. “Na região, a lucratividade dos produtores rurais ainda é em média muito baixa, mas com as informações compartilhadas durante o curso, cada participante tem a chance de melhorar a própria realidade com orientações de especialistas no assunto. Agrofloresta, Manejo de Pastagem Ecológica e Restauração Florestal são práticas que possuem em comum a melhor proteção do solo, que tem como consequência a maior infiltração da água da chuva, o que contribui para a segurança hídrica do Sistema Cantareira”.

Foto do primeiro curso realizado pela parceria entre o Projeto Semeando Água, ESCAS e ELTI em 2018.

Para Desirée Lopes, diretora adjunta da ELTI, com o segundo curso em parceria com o Projeto Semeando Água, a ELTI soma esforços com o intuito de mostrar novas alternativas para a produção rural, que tem como elemento central diversificar e ampliar a renda de pequenos produtores rurais. “A ELTI acredita no treinamento e no apoio aos produtores rurais como estratégia para restaurar e conservar paisagens florestais, a biodiversidade e os meios de vida.  Após o curso, os produtores rurais que assistirem à programação completa, ou seja, que participarem dos três dias de curso terão a oportunidade de inscrever projetos relacionados à restauração e conservação de acordo com seus próprios interesses e necessidades, solicitando financiamento, mentoria e assistência técnica”, pontua.

Eduardo Badialli, coordenador de cursos livres da ESCAS, também celebra a primeira ação conjunta de 2019 entre o Projeto Semeando Água, ELTI e ESCAS. “A parceria com a iniciativa ELTI do Brasil possibilita a ampliação dos resultados de capacitação e o cumprimento do nosso objetivo maior que é a transformação socioambiental, incluindo os projetos que o IPÊ já desenvolve.”

Garanta sua participação no curso

Envie mensagem para o WhatsApp (11) 97297-3516 do Projeto Semeando Água ou para cursoselti@ipe.org.br com seu nome completo, cidade onde está localizada a propriedade, número do CAR, atividade profissional, principais produtos da propriedade rural e contatos (e-mail e/ou telefone). Os inscritos receberão uma mensagem de confirmação e mais informações. O projeto subsidiará a alimentação dos participantes durante o curso.

Mais informações: semeandoagua-com@ipe.org.br / 11 97297-3516

PROGRAMAÇÃO: Curso Produção Sustentável no Sistema Cantareira

 Módulo 1 AGROFLORESTA

  • 20 de março (quarta-feira)Camanducaia/MG

 

08:30 – 08:45 Abertura e Apresentações
Andrea Pupo
, bióloga, educadora, mestre em Conservação da Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável pela ESCAS/IPÊ e coordenadora de educação ambiental do projeto Semeando Água.

Miriam Perilli, bióloga, mestre em Ecologia e Conservação, possui doutorado em Ecologia pela Universidade Federal de Viçosa (2016). Coordenadora de cursos de capacitação em restauração ecológica e conservação de paisagens florestais da ELTI no Brasil.

 

08:45 – 12:00 Montagem de um canteiro agroflorestal – Fazenda Bela Vista

Karin Hanzi, filha da Marsha Hanzi que trouxe Permacultura para o Brasil, é baiana-suíça-americana. Escapou da engenharia mecânica para trabalhar na Fazenda da Toca com o mestre e fundador do movimento de agrofloresta no Brasil Ernst Gotsch. Lá conheceu o cachorro Negão e juntos vieram para Toledo fundar o Epicentro Dalva.

 

12:30 – 13:30 Almoço

 

13:30 – 13:45 Apresentação ELTI, IPÊ, Semeando Água

Miriam Perilli / Andrea Pupo / Alexandre Uezu

 

13:45 – 14:00 Apresentação do programa de liderança ELTI

Miriam Perilli

 

14:00 – 15:15 Agricultura Sintrópica

Karin Hanzi

 

15:15 – 16:30 Panorama do Sistema Cantareira

Alexandre Uezu, biólogo formado pelo Instituto de Biociências/USP, mestre e doutor em Ecologia pela mesma universidade, professor permanente da ESCAS – Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade e coordenador geral do projeto Semeando Água.

17:00 Lanche

 

 

  • Módulo 2 MANEJO DE PASTAGENS E SISTEMAS SILVIPASTORIS

27 de março (quarta-feira) – Itapeva/MG

 

08:30 – 08:40 Recepção e apresentação da agenda do dia
Miriam Perilli

 

08:40 – 10:30 Manejo ecológico de pastagens e Sistemas Silvipastoris
Fabricio Rogério Castelini
, zootecnista, mestre e doutor na mesma área pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) Campus de Jaboticabal. Professor universitário e integrante da equipe do projeto Semeando Água.

 

10:30 – 10:45 Intervalo
10:45 – 12:00 Manejo ecológico de pastagens e Sistemas Silvipastoris

Fabricio Rogério Castelini

 

12:00 – 12:30 Silvicultura de nativas

Tiago Pavan Beltrame, engenheiro florestal, mestre em Agronomia e doutor em Ecologia Aplicada pela Universidade de São Paulo (2013). Pesquisador parceiro do Instituto de Pesquisas Ecológicas, atua na prestação de serviços em restaurações ecológicas e silvicultura de florestas de produção.

 

12:30 – 13:30 Almoço

 

14:00 – 17:00 Visita à área com Manejo Ecológico de Pastagem
17:00 Lanche

 

 

  • Módulo 3 RESTAURAÇÃO FLORESTAL

03 de abril (quarta-feira – Extrema/MG

 

08:30 – 09:10 Recepção e apresentação da agenda do dia
Miriam Perilli

 

 

09:10 – 10:30 Restauração Florestal: princípios e aplicações

Tiago Pavan Beltrame,

 

10:30 – 10:45 Intervalo

 

10:45 – 12:15 Legislação florestal

Maria José Brito Zakia, engenheira florestal e consultora no Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais (IPEF).

12:15 – 12:30 Apresentação do programa de liderança ELTI
Miriam Perilli

 

12:30 –13:30 Almoço

 

14:00 – 17:00 Exercício: planificação do conhecimento aprendido na própria propriedade

 

17:00 Entrega dos certificados e confraternização