As 60 espécies da Mata Atlântica cultivadas no viveiro do IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas, em Nazaré Paulista, ganharam mais um aliado com o projeto “Semeando Água”, uma iniciativa do IPÊ, patrocinada pela Petrobras, através do programa Petrobras Socioambiental, que tem como foco a recuperação dos serviços ecossistêmicos, a partir do manejo adequado das pastagens e da conservação e restauração florestal na margem de nascentes e rios.

Os objetivos do “Semeando Água” e do viveiro se encontram sob inúmeras perspectivas, entre elas na Educação Ambiental. Para marcar essa nova fase, o IPÊ promoveu na segunda semana de maio (09) um encontro com professoras da rede municipal de ensino de Nazaré Paulista, uma das cidades que contribuem com o Sistema Cantareira e sede da ONG, com a presença de Marcos Vinícius da Silva Almeida, Gestor de projetos ambientais / Responsabilidade Social / Programas Ambientais da Petrobras. “As atividades no viveiro foram propostas pelo IPÊ no projeto “Semeando Água” como forma de incentivar as atividades extraclasse com a Educação Ambiental, o que vai de encontro a um dos objetivos do Programa Petrobras Socioambiental que é a conscientização sobre o meio ambiente, principalmente quanto à água e às plantas. As crianças também compartilham conhecimento e levam aprendizados para dentro de casa.”, destaca.

Durante a visita, Andrea Pupo, coordenadora de Educação Ambiental do IPÊ, reforçou às professoras o trabalho que pode ser desenvolvido. “Vamos mostrar aos estudantes os vários tipos de sementes, os estágios de desenvolvimento da planta, relacionar a fauna com algumas das espécies que temos aqui. É interessante que as crianças tenham conhecimento sobre a relação entre a fauna e a flora e informação para diferenciar uma árvore nativa de uma exótica, como o eucalipto, por exemplo. No viveiro, elas aprendem o que é biodiversidade na prática, sentindo cheiros, percebendo texturas, formatos, tocando nas plantas”.

Aprendizado sem as paredes da sala de aula

As professoras lembraram os resultados das ações já desenvolvidas com o IPÊ e demonstraram entusiasmo com a nova fase do viveiro. “Podemos organizar visitas ao local para sistematizar o conteúdo com as crianças. Nesse ano, as crianças fizeram um plantio ao redor da escola com as árvores doadas pelo IPÊ. Em 2014, 2015, elas plantaram também e essas árvores estão enormes”, comenta Cássia Andreia Toshie Nakajima, coordenadora pedagógica na Prefeitura Municipal de Nazaré Paulista. 

Para Silvia Maria Barbosa Rezende da Silva, coordenadora das Escolas Rurais de Nazaré Paulista, o viveiro reforça a importância do conhecimento científico. “Esse é um bom local para a criança observar, diferenciar uma espécie da outra, conhecer os nomes. Atividades dentro de sala de aula são em geral teóricas e o conhecimento não é feito só de teoria, mas de prática.”, coordenadora das Escolas Rurais de Nazaré Paulista.

Mauro Rufato que integra a equipe do IPÊ responsável pelo viveiro trouxe à tona a diferença sobre ter informação em um simples passeio ao ar livre. “Sem conhecimento as plantas são reduzidas a mato, tudo vira mato e isso é um problema. A programação do viveiro começa pela diversidade das sementes e os tipos de dispersão, as mais leves, por exemplo, contam com a ação do vento, sementes de pitanga e acerola envolvem a participação dos animais.”, destaca.

Um ponto-chave da visita dos alunos ao viveiro é o posicionamento do IPÊ sobre os limites de iniciativas como essa. “Deixamos claro que com os viveiros não conseguimos resolver todos os problemas ambientais que a humanidade vem causando. Não adianta cortar uma árvore pensando que depois é só ir até o viveiro mais próximo adquirir uma muda e plantar. No viveiro do IPÊ são cultivadas 60 espécies, mas na Mata Atlântica existem mais de 300 e para muitas delas ainda não temos a tecnologia capaz de fazer com que germinem e cresçam em viveiros. Preservar é fundamental”, destaca Andrea Pupo.

Na foto: Cássia Andreia Toshie Nakajima, coordenadora pedagógica na  Prefeitura Municipal de Nazaré Paulista, e Andrea Pupo (IPÊ)