Durante a visita ao IPÊ, Marcos Vinícius da Silva Almeida, Gestor de Projetos Ambientais / Responsabilidade Social / Programas Ambientais da Petrobras, também conheceu a experiência de restauração florestal em uma área próxima à sede do Instituto. O espaço foi doado pelo proprietário após um incêndio que começou no quintal de um dos vizinhos com a queima de folha seca. O IPÊ transformou a oportunidade de restaurar essa área em um estudo de caso. A iniciativa também integra o projeto “Semeando Água” patrocinado pela Petrobras, através do programa Petrobras Socioambiental,  

“O projeto já tem seis anos e trabalhamos com 10 modelos de restauração, combinando espécies pioneiras, não pioneiras e espécies leguminosas ou arbustivas. As leguminosas nesse momento ajudam a recuperar o solo e eliminar os capins invasores, mas depois saem de cena. O objetivo dessa diversidade de métodos é avaliar como cada combinação, cada grupo evolui. Temos por volta de 1.700 árvores por hectare e cerca de 50, 60 espécies da Mata Atlântica. Chama a atenção o desenvolvimento mais rápido das árvores que estão nas áreas mais baixas e mais próximas à borda da floresta”, afirma Alexandre Uezu, coordenador do Semeando Água.

 

 Clinton Jenkins (IPÊ) e Alexandre Uezu (IPÊ), Marcos Vinícius da Silva Almeida (Responsabilidade Social da Petrobras) e Andrea Pupo  (IPÊ)