Jequitibá, dedaleiro, paineira, palmito-juçara, ipê-branco, cereja do rio grande, araçá-roxo e araçá-amarelo estão entre as espécies da Mata Atlântica que passaram a fazer parte do repertório de cerca de 25 alunos do 3°ano A da Escola Coronel Thomaz Gonçalves da Rocha Cunha, em Piracaia/SP.

A apresentação das espécies que compõem o bioma onde está localizada a cidade integra as ações de educação ambiental do projeto Semeando Água, uma realização do IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas, com patrocínio da Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental e Governo Federal.

“No segundo ciclo do projeto Semeando Água 2017-2019, uma das ações do projeto é a assistência técnica a projetos dos educadores que tem como momento-chave a participação ativa dos alunos. Essa ação busca dar suporte e orientação aos educadores e alunos sobre conteúdos abordados na sala de aula. Ao ar livre vamos para a prática e relacionamos conhecimentos socioambientais com o dia a dia dos alunos”, destaca Andrea Pupo, coordenadora de Educação Ambiental do projeto Semeando Água.

Com o objetivo de sensibilizar as crianças sobre a questão socioambiental, a equipe do Semeando Água realizou uma série de atividades na Praça Horácio da Silva Pinto, que incluiu apresentar algumas espécies da Mata Atlântica e a realização de plantio das mudas pelos próprios alunos com acompanhamento da equipe do projeto. “O plantio correto da muda no berço e a necessidade de voltar ao local para cuidar e acompanhar o crescimento das mudas estão entre os conhecimentos que podem ser trabalhados com as crianças desde cedo”, afirma Andrea Pupo.

Durante a atividade, a aluna Maria Clara Ferreira Silva já compartilhava o saber adquirido. “A gente não pode viver sem árvores, sem elas a gente não consegue sobreviver”. Arthur Balastreri Leonel e Davi Peçanha de Almeida estavam entusiasmados com as novidades. “Conhecer a diversidade de mudas foi o mais legal, antes a gente só conhecia a pitangueira”.

O plantio em Piracaia teve como ponto de partida o trabalho realizado pela professora Ana Paula da Silva Pinto Ascêncio Bruno, a articulação da professora de educação física Ágata Ariane Pinheiro da Silva Pinto e ação conjunta das áreas de Meio Ambiente e Obras do município. 

O projeto Semeando Água atua em oito municípios: Bragança Paulista, Joanópolis, Piracaia, Mairiporã e Nazaré Paulista, em São Paulo, além de Camanducaia, Extrema e Itapeva, em Minas Gerais. Educadores interessados em mais informações sobre a Assistência Técnica devem entrar em contato com o projeto: WhatsApp (11) 97297-3516 ou andrea_pupo@ipe.org.br.