Desde fevereiro, o Projeto Semeando Água está compartilhando com educadores desafios socioambientais, mas que podem ser desenvolvidos fora do ambiente escolar e a ideia com as postagens no site do Projeto é justamente essa, levar os desafios além dos municípios em que atuamos diretamente.

OBJETIVO:Celebrar o Dia do Índio (19 de abril) e construir um protetor biodegradável para as mudas de árvores.

Assista ao vídeo ODS 15 para crianças.
Veja como é possível relacionar as metas deste ODS com as atividades que vocês podem proporcionar aos alunos promovendo “escolas sustentáveis”.

CONHECER E COMPREENDER
Os livros de História contam que, em 22 de abril de 1500 Pedro Álvares Cabral chegou nesse território que depois ficaria conhecido como Brasil, liderando uma expedição de 13 caravelas, as embarcações usadas pelos portugueses naquela época.

O que pouco se fala é que o nosso país e os povos que aqui viviam (e alguns ainda vivem) já tinham uma história antes deste “descobrimento”. Os povos indígenas que habitam o Brasil e outros países da América, o Novo Mundo, descendem de populações que ocuparam o continente há dezenas de milhares de anos.

Estudos indicam que no início do século XVI havia entre 2 a 4 milhões de índios no Brasil, e hoje esse número é cerca de 800 mil, divididos em 250 povos diferentes. Muitos são os motivos que levaram a esta diminuição do número de índios, dentre eles as doenças trazidas pelos europeus.

Com a extinção de tantos povos muitos mitos, músicas, brincadeiras e línguas também desapareceram. Para se ter uma ideia, uma língua é considerada ameaçada de extinção quando é falada por menos de 1 milhão de pessoas! Dessa forma, todas as línguas indígenas que ainda são faladas no Brasil estão ameaçadas. Como o conhecimento dos indígenas era compartilhado por meio de histórias contadas, com a diminuição do número de indígenas muito dessa cultura sequer chegou a ser reconhecida. Um exemplo da sabedoria indígena e respeito de um povo pela natureza pode ser visto na carta de um chefe indígena norte americano ao “homem branco”, que queria comprar as suas terras.

Os índios encontrados aqui pelos portugueses em 1500 foram também os nossos primeiros inventores. Misturando fibras extraídas de plantas, argila, madeiras e ossos eles criaram utensílios, adereços para o corpo e até armas. Um exemplo é o jamaxin, cesto para transportar crianças ou produtos da roça; outro é o tipiti, um tipo de espremedor de palha trançada usado na preparação da farinha de mandioca. Os índios precisavam retirar desta raiz o ácido cianídrico, uma substância venenosa que pode matar. Para isso, espremiam a massa da mandioca no tipiti até sair todo o veneno.

O Dia do Índio é comemorado em 19 de abril. A data foi criada no Congresso Indigenista Interamericano, um evento realizado no México em 1940. No Brasil, a data foi reconhecida três anos depois, pelo presidente Getúlio Vargas com a ajuda do sertanista Marechal Rondon.

Para celebrar o Dia do Índio e todos os aprendizados que o nosso povo construiu com eles, o desafio deste mês será para proteger mudas de árvores com uma estrutura totalmente biodegradável feita de bambu e sisal.

RECURSOS NECESSÁRIOS

  • 5,5 m de bambu, sendo 3 pedaços de 75 cm e 3 pedaços de 50 cm
  • 15 m de corda fina de sisal (para as amarras que irão unir os pedaços de bambu) ou barbante grosso (ambos são biodegradáveis)
  • Trena
  • Serrote
  • Faca
  • Tesoura

IMPORTANTE: um adulto deve providenciar o corte dos pedaços de bambu. Não permita que crianças manuseiem o serrote e a faca.


Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=OQlC9jIaAO8&feature=youtu.be

Agradecimento: Fernando Lima, biólogo, pesquisador do IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas desde 2003. Atua em pesquisa e manejo de felinos em paisagens fragmentadas no Corredor de Biodiversidade do Alto-Paraná.

COMPARTILHANDO A EXPERIÊNCIA
Plantar árvores é uma das ações mais nobres que podemos realizar em nossas vidas! E construir uma estrutura para proteger as mudas quando ainda são jovens, além de divertida, é uma atividade muito útil e importante para garantir o crescimento das árvores.

Compartilhe as fotos e os resultados com a equipe do Projeto Semeando Água pelo WhatsApp (11) 97297- 3516 ou pelo e-mail semeandoagua-com@ipe.org.br, e também nas redes sociais com a #ProjetoSemeandoAgua