Como semear água ajuda o meio ambiente.

Além da moderação no uso da água, é preciso que a gente contribua com outras iniciativas para garantir água em quantidade e qualidade. Já ouviu falar em “semear água”?

A conservação da mata nos arredores das nascentes e dos rios tem papel fundamental quando o assunto é água. Quando há floresta ou pasto volumoso, a maneira como o solo absorve a água da chuva contribui muito com todo o ecossistema.  

A região do Sistema Cantareira é cercada por várias propriedades rurais, que serão as primeiras a sentirem os efeitos de uma escassez de água. Essas áreas, além de produzirem alimentos, são responsáveis por abastecer também o Sistema Cantareira, uma vez que há inúmeras nascentes nesses locais.  

Atualmente, há um déficit de 35 milhões de árvores na região. Essa recomposição deve ser feita com árvores nativas da Mata Atlântica. A vegetação é muito importante para o processo de semear água, já que contribui para a restauração da biodiversidade e também melhora a absorção da água pelo solo.

Além desses benefícios, os plantios trazem uma melhora para os produtores rurais que, com esses ajustes, conseguem ter um ganho na qualidade do solo e assim aumentam a produtividade na mesma área. O trabalho de semear água traz uma contribuição fundamental de restabelecer a mata nativa onde ela não existia mais, na maioria das vezes, pela ação do homem.

 

A importância das APPs nas propriedades

Para que o ciclo ocorra da melhor maneira, as árvores nativas devem ser plantadas em regiões específicas das propriedades. Essas regiões são conhecidas como Áreas de Preservação Permanente (APP). As APPs, como o próprio nome já diz, têm a função de proteger a paisagem, os recursos hídricos e toda a biodiversidade da região.

As APPs são topos de morro e as áreas próximas às nascentes e aos rios, respeitando a distância de 15 metros para as nascentes, e a partir de 5 metros no mínimo (dependendo do tamanho da propriedade) para o restante do rio. Com esses ajustes, estaremos contribuindo para a conservação da natureza e da água.

Como ajudamos nesse processo?

Você deve estar se perguntando: se eu não moro nessas regiões, como posso contribuir? Uma das formas é participar do Projeto Semeando Água do Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ). Basta se inscrever pelo e-mail comunicacao@ipe.org.br para receber mais informações sobre as ações e compartilhá-las.