Mais de 40 funcionários de empresas localizadas na região do Sistema Cantareira e da Refinaria de Paulínia (Replan/Petrobras) participaram em março (13) do Projeto Semeando Água, que busca contribuir com a segurança hídrica do Sistema Cantareira. O projeto é uma iniciativa do IPÊ, com patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental e Governo Federal.

A ação em Nazaré Paulista teve como objetivos aproximar os funcionários da Replan de um dos projetos patrocinados pela Petrobras e ao mesmo tempo compartilhar com os participantes a importância de alternativas para melhorar o uso do solo na região, algo fundamental para o Sistema Cantareira sob três aspectos: social, ambiental e econômico. A iniciativa contou também com a participação além de Dynamic Air, Pita Bread, Nautilus e Prefeitura de Nazaré Paulista.

Plantio na prática
Para compreender as ações que precisam ganhar escala na região nada melhor do que colocar as mãos na terra. Março marca o fim da temporada de chuvas e assim o término do período ideal para plantios que teve início em outubro. Para aproveitar esse momento-chave e mobilizar de fato os participantes a programação teve início com a apresentação de Karin Hanzi especialista em agricultura sintrópica.

“O ser humano tem tanto a capacidade de destruir quanto de regenerar e com a agricultura sintrópica ele tem o potencial de acelerar a sucessão natural. Uma área que leva 100 anos para atingir a regeneração natural pode ser comparada a uma área de agrofloresta, a partir da agricultura sintrópica, de 5 a 10 anos. O que a gente usa na agrofloresta é matemática, lógica de tempo da planta, luz que ela precisa e a cobertura do solo”, pontuou a especialista.

Após as primeiras orientações sobre agricultura sintrópica, o grupo seguiu para uma área dividida em dois canteiros, na propriedade do Sr. Ernani Barbosa, onde o solo já estava preparado. Nele, os voluntários puderam colocar em prática os ensinamentos compartilhados por Karin. Para Ronald Castro Bianco, gerente de planejamento e controle da Replan, a vivência ampliou os conhecimentos. “Eu já tinha ouvido falar de agricultura sintrópica, mas não com tantos detalhes. No projeto vi como fazer, como aproveitar melhor o solo e como produzir com mais qualidade e quantidade. A didática da explicação da Karin, do Epicentro Dalva é muito boa, ela traz o conhecimento com muita emoção fazendo com que a gente assimile com maior facilidade o que deve ser feito”.
 

Para Daniel Motta, da área de Responsabilidade Social da Replan, entre os benefícios da agricultura sintrópica merece destaque a ampliação de possibilidades para o agricultor. “Em especial para o pequeno produtor rural é importante ter essa possibilidade de produzir outros produtos na entressafra, diferente do que acontece na monocultura. A explicação sobre agroecologia que tivemos com o projeto foi bem clara e mostra que qualquer um pode utilizá-la”.

Daniel Ricardo de Carvalho, administrador da Pita Bread, que também integrou o grupo de participantes destaca a importância de projetos como esse. “Foi uma experiência muito legal! A equipe agradeceu muito a nossa participação, mas na verdade somos nós que agradecemos a vocês do IPE, ao Sr. Ernani, à equipe da Karin e a todos envolvidos… porque no final, o benefício do trabalho volta para nós, para nossos filhos, para nossa sociedade. Precisamos de mais pessoas como vocês no mundo! Mais do que água, vocês semeiam esperança. Para isso, contem sempre comigo! Obrigado!”.

Participe das próximas ações

O Projeto Semeando Água busca mobilizar ainda mais funcionários de empresas da região. Se a sua empresa tem interesse em participar das próximas ações ou ainda de obter mais informações entre em contato com o projeto: semeandoagua-com@ipe.org.br ou (11) 97297-3516.

Crédito da foto: Ilana Bar/ Estúdio Garagem