Que Clima é esse?

O podcast “Que Clima é esse?” é um bate papo sobre as mudanças climáticas que já estão acontecendo e impactando nosso dia a dia. Sem deixar passar nenhuma “torta de climão” o programa faz as perguntas que precisam ser debatidas e fala sobre ações que já estão em prática.

Afinal, como podemos sair dessa quentura que nos metemos?
O que indivíduos, empresas e governos podem fazer para aliviar essa crise socioambiental?

“Que Clima é esse?” é um podcast do Projeto Semeando Água, uma iniciativa do IPÊ, Instituto de Pesquisas Ecológicas, que debate temas quentes com convidados que entendem muito do assunto.

Aquecimento global, mudança climática, crise climática, o que está acontecendo? Por que chegamos aonde chegamos? Por que tudo ficou tão urgente? Por que estamos passando por esse climão em várias áreas? Vamos ouvir o bate papo entre José Marengo, climatologista, Coordenador-Geral de Pesquisa e Desenvolvimento do CEMADEN e Alexandre Uezucoordenador do projeto Semeando Água do IPÊ, Instituto de Pesquisas Ecológicas.

 

O carbono é um dos principais elementos formadores dos Gases de Efeito Estufa. O que ele tem a ver com a crise climática e com quem nos escuta? O que são créditos de carbono? Por que ele tem esse valor todo? Com Eduardo Ditt, diretor executivo do IPÊ e Marcelo Haddad da Future Carbon.

Não dá pra falar de crise climática sem pensar na água que bebemos e que é utilizada para produzir vários produtos que consumimos. Vai faltar água? E o que podemos fazer? Com Simone Tenório, coordenadora de Políticas Públicas do projeto Semeando Água e Maria José Zakia, consultora socioambiental.

O que a mudança do clima tem a ver com essa nova tendência? Quais práticas estão sendo adotadas para se adequar a esse movimento? Qual o impacto disso para as empresas? Com Andrea Peçanha, coordenadora da Unidade de Negócios Sustentáveis do IPÊ e Adriana Machado, fundadora do Briyah Institute.

 

Por que falar sobre o clima é tão difícil? É papo de doido? Como mobilizar, como gerar curiosidade e envolvimento para o tema da mudança climática? É mudança, crise, emergência climática, é o que? As redes sociais mudam alguma coisa nesse panorama? Como conversar com negacionistas? Com Paula Piccin, coordenadora de comunicação do IPÊ e Giovana Girardi, jornalista de ciência e meio ambiente e anfitriã do podcast Tempo Quente da Rádio Novelo.

 

Como saber se produtos ou serviços estão realmente preocupados com o meio ambiente ou somente querem passar uma imagem de bom moço e conquistar seu bolso? Como incentivar empresas a adotarem práticas sustentáveis e quais os benefícios que isso pode trazer a elas? Com Andrea Peçanha, Coordenadora da Unidade de Negócios Sustentáveis do IPÊ e Ricardo Mastroti, Diretor do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS).

 

Como a saúde do ambiente e da sociedade estão conectadas? Quais os benefícios pessoais e coletivos das áreas verdes? Quais os impactos da degradação no nosso dia a dia? Com Andrea Pupo, coordenadora de Educação Ambiental do projeto Semeando Água e Gabriela Di Giulio, pesquisadora e professora do do Departamento de Saúde Ambiental da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo.

 

O que são Sistemas Produtivos Sustentáveis? É possível conciliar a conservação da natureza com aumento da produtividade? Por que cuidar do solo é o primeiro passo para se ter sucesso na produção? E por que o acontece na área rural está diretamente ligado com o fornecimento de água nas cidades? Com Gustavo Brichi, técnico e extensionista rural do Projeto Semeando Água e Eloisa Pinheiro, produtora de flores agroecológicas e Semeadora de Água.

 

Como trazer de volta ecossistemas e por que eles são essenciais para a nossa sobrevivência e bem estar? Quais são os serviços que a natureza nos fornece? Qual a importância de se manter florestas em pé e de plantar novas florestas? Como essa atividade e essas áreas podem gerar renda? E o que tudo isso tem a ver com o clima? Com Paulo Roberto Ferro, técnico e extensionista do Projeto Semeando Água e Maria Otávia Crepaldi, presidente da Sociedade Brasileira de Restauração Ecológica (SOBRE).

Qual a perspectiva da juventude sobre conscientização, participação e engajamento? Como inserir quem geralmente não têm voz nas tomadas de decisão, mas são as mais afetadas pela crise climática? Com Andrea Pupo, coordenadora de Educação Ambiental do projeto Semeando Água e Ana Rosa Cyrus Coordenadora da Engajamundo.

O quanto a mudança do clima pesa no bolso? Dá pra dar um valor para a água? E como produziremos sem ela? Quanto custa uma floresta? E quais os prejuízos trazidos por sua destruição? Investir no meio ambiente é evitar custos futuros. Com Simone Tenório, coordenadora de Desenvolvimento Econômico Territorial e Políticas Públicas do projeto Semeando Água e Valmir Ortega co-fundador da CONEXSUS e Belterra Agroflorestas.

Lá vem o spoiler! O envolvimento de todos os setores da sociedade é necessário para aliviar esse climão. Conheça o que o Projeto Semeando Água realizou nos últimos 10 anos e quais são os desafios para o futuro. Conheça também a história do IPÊ, que atua há mais de 30 anos em diversos biomas do Brasil. Qual a relação entre ciência, educação ambiental, geração de renda, envolvimento comunitário, conservação e mudanças climáticas? Com Alexandre Uezu, coordenador do Projeto Semeando Água e Suzana Padua, co-fundadora e presidente do IPÊ.