Notícias

Semeando Água na segunda edição da Expo Rural de Nazaré Paulista

Semeando Água na segunda edição da Expo Rural de Nazaré Paulista

Nos dias 7 e 8 de setembro o Projeto Semeando Água esteve presente na segunda edição da Expo Rural Nazaré Paulista. A feira foi realizada no Recinto de Exposições “João Ramos Neto” que este ano teve como tema a promoção da agroecologia e do turismo. Os expositores do evento foram os produtores rurais do município e região.  

Feira dos Semeadores de Água na empresa Nautilus

Feira dos Semeadores de Água na empresa Nautilus

Os Semeadores de Água são produtores rurais que utilizam práticas de conservação de solo e água em suas propriedades rurais, contribuindo para o aumento da segurança hídrica do Sistema que abastece mais de 7 milhões de pessoas.

Semana do Meio Ambiente nas Escolas Climáticas

Semana do Meio Ambiente nas Escolas Climáticas

Durante todo o mês de junho cada Escola Climática, unidades educacionais que recebem ações de Educação Ambiental do Projeto Semeando Água, desenvolveu uma atividade própria para trazer visibilidade às discussões proporcionadas por esta data. 

Plantio de árvores no Dia do Meio Ambiente

Plantio de árvores no Dia do Meio Ambiente

No dia 5 de junho, dia do Meio Ambiente, o Projeto Semeando Água, uma iniciativa do IPÊ, patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, esteve na Refinaria de Paulínia (Replan) para realizar o plantio de 50 mudas de árvores junto a funcionários. 

Leia também

Parceria entre empresas e produtores rurais do Sistema Cantareira 

No dia 07 de maio a empresa Dynamic Air, localizada na cidade de Nazaré Paulista, organizou em parceria com o Projeto Semeando Água e Unidade de Negócios Sustentáveis do IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas uma feira para que seus funcionários pudessem conhecer produtores rurais da região do Sistema Cantareira e adquirir seus produtos.  

Semeando Água lança a série de vídeos: Serviços Ecossistêmicos

Para ampliar o conhecimento sobre o tema e ampliar seu acesso o Projeto Semeando Água desenvolveu a série “Serviços Ecossistêmicos”, onde especialistas em temas como clima, conservação de solo e água e biodiversidade explicam qual a origem destes serviços e sua importância para a agricultura e abastecimento de água. 

Alunos da Escola Climática Fabio H. Pinola celebram o Dia Mundial da Água aprofundando seu conhecimento sobre recursos hídricos locais

A fim de aprofundar o conhecimento dos alunos sobre a origem da água e evidenciar sua conexão com a conservação da vegetação nativa, os professores realizaram uma atividade de campo preparatória para o Dia Mundial da Água, dia 22 de maio. Na atividade os alunos observaram de que forma as águas dos córregos do bairro onde fica a escola, e que ruma para o reservatório Atibainha, estão sendo tratadas.

Que clima é esse? Evento em Piracaia aborda estratégias para o desenvolvimento social, ambiental e econômico do Sistema Cantareira

O uso do solo na região do Sistema Cantareira é uma questão-chave para impulsionar o desenvolvimento social, ambiental e econômico. Com objetivo de avançar nessa direção e de compartilhar estratégias promissoras – tanto para produtores rurais quanto para beneficiários da água dessa região, a equipe do Projeto Semeando Água realizou o evento “Que Clima É Esse?” em 14 de março, no Salão Azul da Prefeitura de Piracaia.

Semeando Água promoverá curso de Florestas Multifuncionais

Nos dias 02 e 03 de abril o Projeto Semeando Água promoverá um curso de Florestas Multifuncionais. As florestas multifuncionais são florestas plantadas que podem servir para diversos usos, conciliando a produção voltada para o consumo humano com a conservação da biodiversidade e geração de serviços ecossistêmicos (como a regulação do clima, ciclo da água, controles biológicos, e polinização). 

Compostagem reduz emissões e produz adubo

A compostagem é um processo de transformação de resíduos orgânicos em produto útil. Através da compostagem, boa parte do que “jogamos fora” pode ser transformado em adubo. Esse processo biológico de decomposição da matéria natural, conduzido em condições controladas, produz adubo para enriquecer o solo.