Notícias

Semeando Água participa do Dia Mundial da Limpeza

Semeando Água participa do Dia Mundial da Limpeza

A atividade realizou a coleta e destinação correta do lixo, mobilizando voluntários e disseminando informações sobre os cuidados com o meio ambiente. Os  resíduos passam por um protocolo de triagem e pesagem que são incorporados em um banco de dados que fomenta políticas públicas.

Escolas Climáticas dão início a criação de coletivos socioambientais

Escolas Climáticas dão início a criação de coletivos socioambientais

Os coletivos são constituídos principalmente por estudantes, mas o convite é feito a pessoas da comunidade local, professores, corpo administrativo e funcionários que têm interesse na conservação ambiental  e vontade de pensar em projetos para serem colocados em prática dentro das escolas.

Semeando Água realiza capacitação sobre Oportunidades de Produção aliada à Conservação e Manejo Florestal Sustentável

Semeando Água realiza capacitação sobre Oportunidades de Produção aliada à Conservação e Manejo Florestal Sustentável

O curso teve a duração de 3 dias e busca encontrar novos aliados, criando parcerias para a expansão de semeadores de água e dispersores de conhecimento. Seu público contou com a presença de produtores e proprietários rurais e funcionários da Secretaria de Meio Ambiente  de Mairiporã – município localizado na serra da Cantareira com ampla presença de vegetação nativa e o último reservatório do Sistema Cantareira antes da chegada a São Paulo, Paiva Castro.

Semeando Água participa da Exposição “Vida Sustentável em Harmonia com a Natureza”

Semeando Água participa da Exposição “Vida Sustentável em Harmonia com a Natureza”

No dia 22 de junho a equipe do Semeando Água esteve presente na Exposição “Vida Sustentável em Harmonia com a Natureza”, na Praça Raul Leme, em Bragança Paulista. O evento é parte da programação do Junho VerdeAzul 2022, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, com ações desenvolvidas pela Secretaria do Meio Ambiente do município, em parceria com a Secretaria de Educação, representada pelo Centro de Educação Ambiental Sala Verde Pindorama. 

Semeando Água promove oficina de Microrganismos Eficientes

Semeando Água promove oficina de Microrganismos Eficientes

“Produtores rurais, que aprendem a fabricar suas próprias soluções de microrganismos eficientes (EMs), passam a ter em suas mãos uma alternativa de baixíssimo custo e de reduzido impacto ambiental para os agrotóxicos tipicamente utilizados. De forma geral, os EMs atuam tornando o solo mais diverso e vivo, aumentando a sua fertilidade e capacidade de abrigar culturas agrícolas.”

Vamos falar de Restauração Florestal?

Vamos falar de Restauração Florestal?

No Dia Mundial do Combate à Seca e à Desertificação, 17 de junho, que tem o objetivo de alertar para a ameaça da degradação dos solos para a biodiversidade do planeta, foi lançada a primeira edição do Boletim Informativo dos Projetos Clima e Florestas. 

Leia também

Semeando Água participa de Encontro de Sementes Crioulas

A equipe do projeto Semeando Água esteve presente no encontro, participando das discussões sobre os desafios e possibilidades para a propagação do cultivo dessas variedades e também participou da feira de trocas, distribuindo mudas de árvores nativas da Mata Atlântica.

Serviços Ecossistêmicos e a produção de água no Sistema Cantareira

Os Serviços ecossistêmicos hidrológicos são os frutos dos benefícios produzidos pelos efeitos dos ecossistemas terrestres na água doce, que incluem: abastecimento e qualidade da água, mitigação de enchentes e serviços culturais relacionados à água. O assunto vem ganhando atenção das comunidades científicas e políticas devido às crescentes pressões sobre suas promoções e a iminente crise hídrica global.

Live “Incêndios Florestais”

Na semana do Meio Ambiente, confira a Live de lançamento do vídeo e da trilha de aprendizagem sobre Incêndios Florestais, 01/06 às 19hrs, no canal da Fundação Florestal no YouTube. Os materiais educativos são uma parceria entre o projeto Semeando Água/IPÊ, a Fundação Florestal e a Baquara Educativa.

Pesquisadora analisa mudanças no uso do solo nos 30 anos da região do Sistema Cantareira

Thais Roberts, em sua pesquisa de mestrado no IPÊ, analisa as mudanças ocorridas nos últimos 30 anos na região do Sistema Cantareira e seu entorno, que abrange cerca de 392 mil hectares. Na região, os usos mais encontrados são as pastagens e silvicultura de Eucalipto, assim como florestas mais jovens e florestas em estágios mais avançados de desenvolvimento, acima de trinta anos. 

Impactos da conservação. Quais ações poderiam aumentar a resiliência do Sistema Cantareira frente à crise climática?

Ações como a restauração florestal das Áreas de Preservação Permanente (APPs) e o incentivo a adoção de Sistemas Produtivos Sustentáveis promovem a captura de carbono e o armazenamento da água no solo e são essenciais para a recarga dos aquíferos. Ambas possibilidades são promovidas pelo projeto Semeando Água. A fim de apoiar gestores públicos, contribuir com a economia nas propriedades rurais e aumentar a resiliência do Sistema Cantareira, a pesquisa de Letícia Freitas, integrante do projeto Semeando Água,  compara quais ações seriam mais eficazes para atingir esse objetivo.

Semeando Água recebe visita da Tree-Nation

No final de abril (26/04), a equipe do projeto Semeando Água, iniciativa do IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas, patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, recebeu a visita de representantes da organização internacional Tree-Nation, em Nazaré Paulista (SP). A Tree-Nation é uma plataforma digital global, em que pessoas de todo mundo têm a oportunidade de contribuir com a restauração florestal em 33 países. Cada árvore digital doada equivale a uma árvore física, plantada em um dos projetos afiliados pela organização. O Semeando Água está entre eles.

E você, como semeia água?

Para celebrar o Dia Mundial da Água, 22/03, perguntamos no Instagram: “Como você semeia água?” e recebemos diversas contribuições muito legais dos nossos seguidores mostrando formas de contribuir com a preservação dos nossos recursos hídricos e corpos d´água. Estendemos para o “mês da água” e divulgamos uma série de vídeos de parte da equipe do Semeando explicando como cada um, em suas diferentes frentes de atuação, colabora com a manutenção dos recursos hídricos para manter vivo o Sistema Cantareira! Assista!

Ações de restauração no Sistema Cantareira são reconhecidas em premiação nacional

A Petrobras foi vencedora do primeiro Prêmio BNDES “Todos Pela Sustentabilidade”, na categoria Água, com o case de apoio ao Projeto Semeando Água! O Prêmio é uma iniciativa do BNDES com objetivo de reconhecer, dar visibilidade e estimular a atuação das empresas na agenda de desenvolvimento sustentável e de Investimento Social Privado (ISP) e demonstrar que cada vez mais a sustentabilidade precisa estar no centro das ações sociais das empresas, impulsionando e em parceria com organizações sociais de impacto.

Água, Energia e Alimento: Saiba como foi o Seminário Nexus que apresentou resultados de uma nova abordagem para a gestão dos recursos do Sistema Cantareira

Foi realizado dia 18/03 na sede do Instituto IPÊ, em Nazaré Paulista, o Seminário “Água, energia e alimento: aplicação da abordagem Nexus para contribuir com a gestão dos recursos naturais na área de contribuição do Sistema Cantareira” e reuniu pesquisadores do IPÊ e UFLA, estudantes e técnicos de prefeituras para conhecer os resultados das pesquisas que tiveram duração de 3 anos e foram financiadas com recursos do CNPq e Petrobras.

Conheça as “Escolas Climáticas”, ação de educação ambiental que visa preparar comunidades escolares para enfrentar os desafios das mudanças no clima

Ao todo serão 6 unidades educacionais beneficiadas gratuitamente pelas “Escolas Climáticas”, e mais de 1.000 estudantes beneficiados com a ação de educação ambiental do Projeto Semeando Água, iniciativa do IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas – com patrocínio da Petrobras, por meio do programa Petrobras Socioambiental e Governo Federal e do IAMAR (Instituto Alair Martins).