Notícias
Semeando Água está na Série Futuro em Movimento
Cerca de 25 projetos socioambientais que integram a lista de iniciativas já patrocinadas pelo Programa Petrobras Socioambiental e Governo Federal compõem a Série Futuro em Movimento. Entre eles está o Semeando Água, uma realização do IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas, que tem com objetivo contribuir com o aumento da segurança hídrica do Sistema Cantareira.
Conheça a importância dos diversos atores sociais que somam esforços com o Projeto Semeando Água
Em nove anos de projeto, com ações práticas, avançamos, mas sabemos que há um longo caminho a ser percorrido. E entendemos que quanto mais pessoas, instituições, empresas e órgãos públicos somarem esforços nessa direção, em menos tempo o Sistema Cantareira se tornará mais resiliente.
Vaga de estágio nas áreas de produção rural sustentável, restauração florestal e manejo ecológico de pastagem no projeto “Semeando Água”
O Projeto Semeando Água, uma realização do IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas, divulga Edital para seleção e contratação de estudante para vaga de estágio nas áreas de produção rural sustentável, restauração florestal e manejo ecológico de pastagem.
No Brasil, evitar uma segunda crise hídrica não é sobre ter sorte: é preciso ter um gerenciamento eficiente
Conteúdo originalmente produzido pela Fundação Caterpillar para o site da própria Fundação. Até 2013, 70% das florestas da região do Cantareira haviam sido destruídas, substituídas por pastagens degradadas. O Sistema Cantareira precisava de uma reforma.
Ponto de coleta de resíduos é inaugurado em Nazaré Paulista
Moradores do Bairro do Moinho I, localizado no acesso 47 da Rodovia D. Pedro, tem uma nova conquista: instalação de ponto de coleta de resíduos com compartimento para recicláveis, que marca também o início da coleta seletiva no município.
Confraternização do Projeto Semeando Água celebra resultados e a importância das parcerias
Melhorar a produtividade no campo e ao mesmo tempo conservar o solo e a água, com aumento da biodiversidade são os resultados que proprietários rurais obtêm quando implementam as ações do Projeto Semeando Água que atua no Sistema Cantareira.
Composteira: faça a sua agora mesmo
O Projeto Semeando Água vem realizando uma série de ações para explicar à população por que as composteiras são estratégicas para um mundo melhor. A partir de ações do projeto uma série escolas passaram a ter composteiras, além de regiões como o Bairro do Moinho.
Alunos de Paulínia descobrem por que as florestas são tão importantes para a água e realizam plantio na escola
As consequências do desmatamento, os impactos na qualidade da água, de onde vem a água que chega até Paulínia e a importância do Sistema Cantareira estão entre as questões apresentadas pela equipe do Projeto Semeando Água para crianças de escolas de Paulínia.
Ações para conservação dos recursos hídricos do Projeto Semeando Água são apresentadas no 1° Simpósio do Continuum Cantareira
“Uso do Solo e a Restauração Florestal são os grandes reguladores tanto da conectividade da biodiversidade, quanto dos recursos hídricos e socioeconômicos”, Alexandre Uezu, pesquisador do IPÊ, sobre a importância das ações voltadas ao fomento de melhores práticas no Sistema Cantareira.
Pesquisadores e gestores elaboram carta de compromisso com foco no Continuum Cantareira, uma das áreas prioritárias da Mata Atlântica
O Sistema de Áreas Protegidas do Continuum Cantareira ou Contínuo Cantareira, na Mata Atlântica, é uma área considerada prioritária para a conservação da biodiversidade.
Semeando Água participa do IV Seminário de Recuperação Hidroambiental, evento do Projeto Opará – Água do Rio São Francisco
Alexandre Uezu, coordenador do Projeto Semeando Água, integra a mesa-redonda Futuro das Florestas no IV Seminário de Recuperação Hidroambiental, em Sergipe.
Projeto Semeando Água/IPÊ é parceiro do 1° Simpósio do Continuum Cantareira que será realizado em outubro
Semeando Água e ESCAS marcam presença em Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
Mais de 300 alunos de escolas públicas do Vale do Paraíba conheceram de perto o Projeto Semeando Água na região do Sistema Cantareira e que desde 2018 está interligado à Represa Jaguari/Rio Paraíba do Sul, responsável pelo abastecimento de São José dos Campos.