Notícias
Voluntários ajudam a limpar a represa Atibainha no Dia Mundial da Limpeza
O “Cleanup Day”, também conhecido como dia Mundial da Limpeza, é uma inciativa que une projetos e pessoas em busca de um planeta mais limpo. No dia 16 de setembro o Projeto Semeando Água esteve na prainha de Nazaré Paulista, às margens da represa Atibainha, para coletar resíduos que acabariam poluindo as águas que abastecem mais de 7 milhões de pessoas. O reservatório é um dos cinco que compõem o Sistema Cantareira. Nesta mesma data, voluntários trabalham em todo o mundo na limpeza de ambientes naturais como rios, lagos e praias.
Semeando Água, Flores e Florestas
Veja o relato de Eloísa Pinheiro, produtora de flores no sítio Primavera em Nazaré Paulista, uma das cidades que compõe o Sistema Cantareira, responsável pelo abastecimento de mais de 7 milhões de pessoas. Eloisa compartilha as dificuldades técnicas e financeiras que enfrentou em seu processo de sucessão rural e como encontrou na agroecologia soluções que trouxeram maior autonomia, resultados econômicos e qualidade de vida para dentro e fora de sua porteira.
XII Feira de Troca de Sementes e Mudas Crioulas, Orgânicas e Biodinâmicas do Estado de São Paulo
As feiras de troca possibilitam não apenas o intercâmbio dessas sementes como de experiências entre agricultores. A ampliação do plantio das sementes crioulas contribui para a conservação da agrobiodiversidade, a parte agrícola da biodiversidade, formada por plantas de interesse social por agricultores familiares e comunidades tradicionais. A diversificação de espécies também é uma forma de promoção dos serviços ecossistêmicos – os serviços prestados pela natureza, como a ciclagem de nutrientes e controle biológico de pragas – além de fortalecer a soberania e segurança alimentar.
Semeando Água promoverá o curso “Manejo da Pastagem mais Produtiva”
Nos dias 30 de agosto e 06 e 13 de setembro o projeto Semeando Água promoverá uma capacitação em manejo de pastagem. O curso é voltado para técnicos e produtores rurais que desejam melhorar a qualidade de suas pastagens, e consequentemente, os resultados da produção pecuária. O local de realização é a fazenda Cravorana, em Piracaia, uma Unidade Demonstrativa do Projeto Semeando Água, onde os participantes poderão observar na prática a aplicação das técnicas que serão ensinadas na capacitação.
Semeadores de Água: aberta seleção de proprietários e possuidores de imóveis rurais para recuperação de áreas degradadas
O presente chamamento tem como objetivo convidar proprietários ou possuidores de imóveis rurais a inscreverem suas propriedades no programa para implantação de sistemas sustentáveis, seja de produção ou restauração. Buscamos produtores rurais que tenham interesse em estabelecer sistemas produtivos sustentáveis em suas propriedades através do fornecimento de mudas, insumos, capacitação e assistência técnica especializada.
Vagas abertas para Assistente de Campo
O termo de Referência visa a contratação de quatro (04) assistentes de campo. Para as ações de implementação e manejo (preparo do solo, plantio de árvores, manutenção de pastagens e florestas, e monitoramento do crescimento e saúde das planta) e infraestrutura e conservação (construção e manutenção de cercas, instalação de infraestrutura e práticas de conservação).
Semeando Água estará no Webinar #SomosFloresta
No dia 24 de agosto, a partir das 9hrs, o Projeto Semeando Água participará do Webinar #SomosFloresta. O debate visa destacar os dados reunidos pelo relatório mais recente do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) através do tema “Comunidades Tradicionais e suas contribuições para a mitigação das mudanças climáticas”. O documento aponta o papel fundamental das populações que utilizam de forma sustentável os recursos naturais das florestas.
Edital de contratação para vaga de estágio no projeto Semeando Água
O projeto tem como objetivo reverter processos de degradação dos corpos hídricos na região do Sistema Cantareira por meio de mudanças no uso e ocupação do solo. Para isso, a equipe atua na implantação de práticas conservacionistas nos processos produtivos, recomposição da floresta nativa em áreas prioritárias para conservação, pesquisa de produção e de mercado para os produtos da região, capacitação de proprietários rurais e educação ambiental para educadores, estudantes e proprietários rurais.
Semeando Água estará na Expo Rural de Nazaré Paulista
No último final de semana de julho, nos dias 29 e 30, a equipe do Projeto Semeando Água, uma iniciativa do IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas, marcará presença na Expo Rural de Nazaré Paulista que será realizada no Recinto de Exposições “João Ramos Neto” das 14 às 21 horas. O objetivo é mostrar para produtores rurais como o projeto atua na região alinhando melhorias nos sistemas produtivos das propriedades com conservação da biodiversidade.
Seminário Segurança Hídrica: Debate Sobre a Proteção das Águas no Estado de São Paulo
O Projeto Semeando Água participou do Seminário Segurança Hídrica junto a especialistas e organizações socioambientais na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP). O evento organizado pela Frente Parlamentar Ambientalista debateu a construção de soluções para a proteção das águas no Estado de São Paulo.
Oficinas de Bioeconomia nas Escolas Climáticas
Em duas das Escolas Climáticas integrantes do Projeto Semeando Água foram realizadas oficinas com temas relacionados à Bioeconomia voltadas ao público jovem. Através desta atividade os alunos puderam desenvolver habilidades sobre métodos de produção que geram renda, oportunidades e ainda protegem o meio ambiente.
Assista a série Somos a Floresta
A Série “Somos a Floresta” é uma produção coletiva dos projetos Semeando Água (IPÊ, Instituto de Pesquisas Ecológicas), Raízes do Purus (OPAN, Operação Amazônia Nativa), Florestas de Valor (Imaflora), Viveiro Cidadão (Ecoporé) e No Clima da Caatinga (Associação Caatinga). Estamos juntos impactando positivamente a agenda de clima e florestas no Brasil sob o guarda-chuva do Programa Petrobras Socioambiental.
Semeando Água promove oficina de reciclagem e compostagem
No dia 9 de maio o Semeando Água recebeu pessoas muito importantes no cotidiano escolar: as merendeiras, auxiliares de cozinha e profissionais de limpeza das escolas municipais e creches de Nazaré Paulista. As profissionais participaram de uma oficina de reciclagem e compostagem realizada pela equipe de Educação Ambiental do projeto Semeando Água. Ao aprender um pouco mais sobre o destino dos resíduos sólidos, popularmente chamado de lixo, cada participante pode refletir sobre questões ambientais e sobre como cada uma pode contribuir com a conservação do meio ambiente em seu trabalho cotidiano.
Vamos falar de Mudanças Climáticas?
Veja os resultados de cinco projetos para a mitigação de impactos e redução de emissões de gases: Florestas de Valor (Imaflora), Viveiro Cidadão (Ecoporé) e Raízes do Purus (OPAN, Operação Amazônia Nativa), na região Norte, No Clima da Caatinga (Associação Caatinga), na região Nordeste e Semeando Água (IPÊ, Instituto de Pesquisas Ecológicas), no Sudeste. Que essas iniciativas possam inspirar atuações transformadoras para um ambiente saudável e sustentável.
Semeando Água participa de debate sobre enfrentamento da escassez hídrica
O evento “Como enfrentar o ciclo vicioso da água: escassez e abundância” abordou as tendências da Conferência da ONU sobre Água e as perspectivas para o cenário brasileiro. O Projeto Semeando Água esteve presente no debate, representado por Simone Tenório, coordenadora de Políticas Públicas e Desenvolvimento Econômico Territorial.
Semeando Água sedia reunião da Câmara Técnica de Conservação e Proteção de Recursos Naturais
O encontro teve apresentação de Simone Tenório, coordenadora de Políticas Públicas e Desenvolvimento Econômico Territorial do Projeto Semeando Água, patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental. Tenório falou sobre os principais desafios para promover a segurança hídrica do Sistema Cantareira, que é responsável pelo abastecimento de mais de 7 milhões de pessoas na região metropolitana de São Paulo.