Notícias

Semeando Água promoverá curso de Florestas Multifuncionais

Semeando Água promoverá curso de Florestas Multifuncionais

Nos dias 02 e 03 de abril o Projeto Semeando Água promoverá um curso de Florestas Multifuncionais. As florestas multifuncionais são florestas plantadas que podem servir para diversos usos, conciliando a produção voltada para o consumo humano com a conservação da biodiversidade e geração de serviços ecossistêmicos (como a regulação do clima, ciclo da água, controles biológicos, e polinização). 

Compostagem reduz emissões e produz adubo

Compostagem reduz emissões e produz adubo

A compostagem é um processo de transformação de resíduos orgânicos em produto útil. Através da compostagem, boa parte do que “jogamos fora” pode ser transformado em adubo. Esse processo biológico de decomposição da matéria natural, conduzido em condições controladas, produz adubo para enriquecer o solo.  

Inventário de Cogumelos Comestíveis do Cantareira 

Inventário de Cogumelos Comestíveis do Cantareira 

A parceria entre a Instituto de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e o Projeto Semeando Água iniciou o desenvolvimento de um protocolo de identificação de fungos. O objetivo é aprofundar o conhecimento sobre as características das florestas locais, através das associações com fungos micorrizas. Os fungos se instalam nas raízes das plantas, por esse motivo entender a relação entre eles é tão importante.

Leia também

Semeadores de Água no documentário “Economia Verde – Sustentabilidade e Lucro” da TV Cultura

A TV Cultura estreou no dia 10 de dezembro o documentário “Economia Verde – Sustentabilidade e Lucro”. Trazendo temas que estão sendo debatidos durante a 28 Cúpula do Clima (COP) das Nações Unidas (ONU) em Dubai, o documentário apresenta exemplos de empresas e instituições que desenvolvem produtos e serviços sustentáveis.  Laís Duarte, repórter da emissora, conheceu os Semeadores de Água Eloisa Pinheiro e Sandro Trevisan.

Semeando Água no 12º Congresso Brasileiro de Agroecologia

Nos dias 20 a 23 de novembro o Semeando Água esteve presente no 12º Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA). O congresso teve como sede a região central da cidade do Rio de Janeiro, com eventos simultâneos em locais de grande importância histórica como a Fundição Progresso, Circo Voador, Cine Odeon, Passeio Público, entre outros. Com participação de mais de 5,5 mil inscritos, o evento reuniu pesquisadores, docentes, estudantes, técnicos e extensionistas, agricultores familiares, povos e comunidades tradicionais, artistas e ativistas de movimentos sociais. 

Semeando Água sedia Intercambio de Experiências Agroecológicas

No dia 14 de novembro o Projeto Semeando Água recebeu na sede do IPÊ – Institutos de Pesquisas Ecológicas um Intercambio Experiências Agroecológicas que reuniu pesquisadores, estudantes, técnicos e extensionistas e produtores rurais. O evento é fruto do projeto “Produção de conhecimento para o desenvolvimento rural sustentável: diagnóstico, sistematização e intercâmbios entre as redes agroecológicas do leste paulista e sul de Minas” executado pelos Institutos Federais das duas localidades.

COP do Clima de Nazaré Paulista fortalece Coletivos Socioambientais de escolas públicas do município

Cerca de 100 jovens estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, que participam dos Coletivos Socioambientais de cinco escolas estaduais de Nazaré Paulista/SP, compartilharam aprendizados e aprofundaram conhecimentos sobre questões climáticas, durante a I COP do Clima Local realizada na sede do IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas, também em Nazaré Paulista/SP.

Semeando Água na I Semana de Agroecologia de Nazaré Paulista

Entre os dias 4 e 6 de outubro Nazaré Paulista teve sua primeira Semana de Agroecologia. O município integra o Sistema Cantareira, responsável pelo abastecimento de mais de 7 milhões de pessoas. Organizada pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA), Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) e prefeitura de Nazaré Paulista, com o apoio de organizações do terceiro setor, o evento teve ampla participação de técnicos, extensionistas, servidores e produtores rurais da região.  

Voluntários ajudam a limpar a represa Atibainha no Dia Mundial da Limpeza

O “Cleanup Day”, também conhecido como dia Mundial da Limpeza, é uma inciativa que une projetos e pessoas em busca de um planeta mais limpo. No dia 16 de setembro o Projeto Semeando Água esteve na prainha de Nazaré Paulista, às margens da represa Atibainha, para coletar resíduos que acabariam poluindo as águas que abastecem mais de 7 milhões de pessoas. O reservatório é um dos cinco que compõem o Sistema Cantareira. Nesta mesma data, voluntários trabalham em todo o mundo na limpeza de ambientes naturais como rios, lagos e praias. 

Semeando Água, Flores e Florestas

Veja o relato de Eloísa Pinheiro, produtora de flores no sítio Primavera em Nazaré Paulista, uma das cidades que compõe o Sistema Cantareira, responsável pelo abastecimento de mais de 7 milhões de pessoas. Eloisa compartilha as dificuldades técnicas e financeiras que enfrentou em seu processo de sucessão rural e como encontrou na agroecologia soluções que trouxeram maior autonomia, resultados econômicos e qualidade de vida para dentro e fora de sua porteira. 

XII Feira de Troca de Sementes e Mudas Crioulas, Orgânicas e Biodinâmicas do Estado de São Paulo

As feiras de troca possibilitam não apenas o intercâmbio dessas sementes como de experiências entre agricultores. A ampliação do plantio das sementes crioulas contribui para a conservação da agrobiodiversidade, a parte agrícola da biodiversidade, formada por plantas de interesse social por agricultores familiares e comunidades tradicionais. A diversificação de espécies também é uma forma de promoção dos serviços ecossistêmicos – os serviços prestados pela natureza, como a ciclagem de nutrientes e controle biológico de pragas – além de fortalecer a soberania e segurança alimentar. 

Semeando Água promoverá o curso “Manejo da Pastagem mais Produtiva”

Nos dias 30 de agosto e 06 e 13 de setembro o projeto Semeando Água promoverá uma capacitação em manejo de pastagem. O curso é voltado para técnicos e produtores rurais que desejam melhorar a qualidade de suas pastagens, e consequentemente, os resultados da produção pecuária. O local de realização é a fazenda Cravorana, em Piracaia, uma Unidade Demonstrativa do Projeto Semeando Água, onde os participantes poderão observar na prática a aplicação das técnicas que serão ensinadas na capacitação.