Notícias

Sementes de florestas

Sementes de florestas

Quando se escolhe utilizar a técnica de plantio de mudas, uma importante etapa desse processo tem início nos viveiros. E para se produzir boas mudas é preciso estar atendo as sementes. Selecionar matrizes, ou seja, árvores maduras e apresentando bons aspectos de saúde, para a coleta de suas sementes garante que a genética de espécies que se desenvolvem bem na região aumente as chances de sucesso das restaurações.

O que as florestas fazem pelo clima?

O que as florestas fazem pelo clima?

A coleção “O que as florestas fazem pelo clima” apresenta ações realizadas através de uma plataforma de dados que une 5 projetos da carteira de Florestas patrocinados pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental. A ferramenta compartilha histórias a partir de mapas, textos, imagens e outros conteúdos multimídia – apresentando o trabalho desenvolvido pelas organizações executoras e como atuam no enfrentamento à mudança do clima através de ações de mitigação e adaptação.

Semeando Água promove workshop “Estratégias para o Desenvolvimento Econômico no cenário das Mudanças Climáticas”

Semeando Água promove workshop “Estratégias para o Desenvolvimento Econômico no cenário das Mudanças Climáticas”

O workshop  “Estratégias para o Desenvolvimento Econômico no cenário das Mudanças Climáticas” abordou as particularidades e importância do Sistema Cantareira – um dos maiores sistemas de abastecimento de água do planeta, que atende mais de 7 milhões de pessoas, discutindo as ações necessárias para a manutenção do Sistema, considerando o cenário atual e o risco de novas crises hídricas.

Semeando Água realiza o plantio de 2 mil mudas na Replan

Semeando Água realiza o plantio de 2 mil mudas na Replan

Foram plantadas 25 espécies – dentre elas o ipê branco, ipê amarelo, paineira, pau tucano, falso barbatimão – que farão a descompactação do solo com suas raízes, vão proporcionar sombra e atrair a fauna. As árvores florescem em diferentes épocas do ano atraindo abelhas e os frutos atraem pássaros. Além de contribuir para a conservação da biodiversidade, as novas árvores vão armazenar carbono em sua biomassa ao longo do crescimento, medida de mitigação das mudanças climáticas. 

Pagamento por Serviços Ambientais: incentivo econômico para quem cuida do meio ambiente

Pagamento por Serviços Ambientais: incentivo econômico para quem cuida do meio ambiente

O Pagamento pelos Serviços Ambientais (PSA) é um instrumento legal que agrega incentivos econômicos para melhorar ou manter a qualidade ambiental. Serviços Ambientais são iniciativas humanas que favorecem a conservação, manutenção, ampliação ou restauração de serviços ecossistêmicos. Serviços Ecossistêmicos são os benefícios propiciados pelos ecossistemas naturais, imprescindíveis para a manutenção de condições necessárias à vida – como a polinização, dispersão de sementes e produção de água.

Leia também

Semeando mais água através de parcerias

No dia 5 de outubro, colaboradores da União Química colocaram as mãos na terra às margens da represa Atibainha em Nazaré Paulista, que compõe o Sistema Cantareira, para dar continuidade a parceria que plantará 100 mil mudas através de seu programa socioambiental Raízes da União.

O que torna um sistema produtivo sustentável?

São técnicas de produção rural que garantem a perenidade da fertilidade e permeabilidade do solo. Para se ter uma produção com qualidade a longo prazo, um solo vivo é um aspecto essencial. Como dizia a agrônoma Ana Primavesi “uma vida intensa habita o solo”. Os diversos microrganismos que vivem na terra são os responsáveis por sua aeração e ciclagem de nutrientes, tornando-os disponíveis para que as plantas possam absorvê-los através de suas raízes. Outra citação famosa da agrônoma é “solo sadio, planta sadia, ser humano sadio”.

Semeadores de Água: Desenvolvimento Econômico Territorial atrelado a conservação ambiental

No dia 18 de agosto o Semeando Água – uma iniciativa do IPÊ, Instituto de Pesquisas Ecológicas patrocinado pela Petrobras, por meio do programa Petrobras Socioambiental – realizou uma oficina de Sistemas Produtivos e Desenvolvimento Econômico Territorial na sede da organização, em Nazaré Paulista. O evento reuniu os novos “Semeadores de Água” que entraram como parceiros no terceiro ciclo do projeto, que se iniciou em 2021. Esse encontro, que chamamos de Culminância, foi realizado para o encontro de sinergias entre suas atividades.

Semeando Água participa do Dia Mundial da Limpeza

A atividade realizou a coleta e destinação correta do lixo, mobilizando voluntários e disseminando informações sobre os cuidados com o meio ambiente. Os  resíduos passam por um protocolo de triagem e pesagem que são incorporados em um banco de dados que fomenta políticas públicas.

Escolas Climáticas dão início a criação de coletivos socioambientais

Os coletivos são constituídos principalmente por estudantes, mas o convite é feito a pessoas da comunidade local, professores, corpo administrativo e funcionários que têm interesse na conservação ambiental  e vontade de pensar em projetos para serem colocados em prática dentro das escolas.

Semeando Água realiza capacitação sobre Oportunidades de Produção aliada à Conservação e Manejo Florestal Sustentável

O curso teve a duração de 3 dias e busca encontrar novos aliados, criando parcerias para a expansão de semeadores de água e dispersores de conhecimento. Seu público contou com a presença de produtores e proprietários rurais e funcionários da Secretaria de Meio Ambiente  de Mairiporã – município localizado na serra da Cantareira com ampla presença de vegetação nativa e o último reservatório do Sistema Cantareira antes da chegada a São Paulo, Paiva Castro.

Semeando Água participa da Exposição “Vida Sustentável em Harmonia com a Natureza”

No dia 22 de junho a equipe do Semeando Água esteve presente na Exposição “Vida Sustentável em Harmonia com a Natureza”, na Praça Raul Leme, em Bragança Paulista. O evento é parte da programação do Junho VerdeAzul 2022, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, com ações desenvolvidas pela Secretaria do Meio Ambiente do município, em parceria com a Secretaria de Educação, representada pelo Centro de Educação Ambiental Sala Verde Pindorama. 

Semeando Água promove oficina de Microrganismos Eficientes

“Produtores rurais, que aprendem a fabricar suas próprias soluções de microrganismos eficientes (EMs), passam a ter em suas mãos uma alternativa de baixíssimo custo e de reduzido impacto ambiental para os agrotóxicos tipicamente utilizados. De forma geral, os EMs atuam tornando o solo mais diverso e vivo, aumentando a sua fertilidade e capacidade de abrigar culturas agrícolas.”

Vamos falar de Restauração Florestal?

No Dia Mundial do Combate à Seca e à Desertificação, 17 de junho, que tem o objetivo de alertar para a ameaça da degradação dos solos para a biodiversidade do planeta, foi lançada a primeira edição do Boletim Informativo dos Projetos Clima e Florestas. 

Semeando Água participa de Encontro de Sementes Crioulas

A equipe do projeto Semeando Água esteve presente no encontro, participando das discussões sobre os desafios e possibilidades para a propagação do cultivo dessas variedades e também participou da feira de trocas, distribuindo mudas de árvores nativas da Mata Atlântica.