Notícias
Assista a série Somos a Floresta
A Série “Somos a Floresta” é uma produção coletiva dos projetos Semeando Água (IPÊ, Instituto de Pesquisas Ecológicas), Raízes do Purus (OPAN, Operação Amazônia Nativa), Florestas de Valor (Imaflora), Viveiro Cidadão (Ecoporé) e No Clima da Caatinga (Associação Caatinga). Estamos juntos impactando positivamente a agenda de clima e florestas no Brasil sob o guarda-chuva do Programa Petrobras Socioambiental.
Semeando Água promove oficina de reciclagem e compostagem
No dia 9 de maio o Semeando Água recebeu pessoas muito importantes no cotidiano escolar: as merendeiras, auxiliares de cozinha e profissionais de limpeza das escolas municipais e creches de Nazaré Paulista. As profissionais participaram de uma oficina de reciclagem e compostagem realizada pela equipe de Educação Ambiental do projeto Semeando Água. Ao aprender um pouco mais sobre o destino dos resíduos sólidos, popularmente chamado de lixo, cada participante pode refletir sobre questões ambientais e sobre como cada uma pode contribuir com a conservação do meio ambiente em seu trabalho cotidiano.
Vamos falar de Mudanças Climáticas?
Veja os resultados de cinco projetos para a mitigação de impactos e redução de emissões de gases: Florestas de Valor (Imaflora), Viveiro Cidadão (Ecoporé) e Raízes do Purus (OPAN, Operação Amazônia Nativa), na região Norte, No Clima da Caatinga (Associação Caatinga), na região Nordeste e Semeando Água (IPÊ, Instituto de Pesquisas Ecológicas), no Sudeste. Que essas iniciativas possam inspirar atuações transformadoras para um ambiente saudável e sustentável.
Semeando Água participa de debate sobre enfrentamento da escassez hídrica
O evento “Como enfrentar o ciclo vicioso da água: escassez e abundância” abordou as tendências da Conferência da ONU sobre Água e as perspectivas para o cenário brasileiro. O Projeto Semeando Água esteve presente no debate, representado por Simone Tenório, coordenadora de Políticas Públicas e Desenvolvimento Econômico Territorial.
Semeando Água sedia reunião da Câmara Técnica de Conservação e Proteção de Recursos Naturais
O encontro teve apresentação de Simone Tenório, coordenadora de Políticas Públicas e Desenvolvimento Econômico Territorial do Projeto Semeando Água, patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental. Tenório falou sobre os principais desafios para promover a segurança hídrica do Sistema Cantareira, que é responsável pelo abastecimento de mais de 7 milhões de pessoas na região metropolitana de São Paulo.
Semeando Água será apresentado na Conferência da ONU sobre a Água como caso de sucesso
A Conferência que trata dos grandes desafios da Década da ONU para Ação na Água e Saneamento (2018-2028) terá a realização de eventos paralelos para abranger a amplitude dos temas e atores envolvidos. O projeto Semeando Água será apresentado no evento “A sustentabilidade hídrica através do nexo Água-Energia-Alimento com a participação multisetorial” como caso de sucesso na área de Restauração Florestal. Organizado pelo Consórcio PCJ, o evento ocorrerá no dia 21, às 16 horas em formato digital. A articulação entre os setores público, privado e a sociedade civil é fundamental para a gestão das bacias hidrográficas, a fim de garantir a disponibilidade de água em um cenário onde os impactos das mudanças climáticas intensificam os desafios relacionados ao abastecimento.
Nova parceria com o governo do Estado possibilita expansão da atuação do Projeto Semeando Água
O Projeto Semeando Água celebra uma nova parceria. O termo de colaboração assinado com o Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo (SEMIL) em dezembro de 2022 possibilitará a expansão de ações para a conservação dos recursos hídricos do Sistema Cantareira para mais 160 hectares na região nos próximos 2 anos.
Eletivas Ambientais: Semeando conhecimento entre educadores e alunos
O projeto Semeando Água acaba de lançar uma nova publicação da área de Educação Ambiental! Conheça as Eletivas Ambientais. A publicação visa estimular educadores a discutir esses temas tão importantes e atuais e auxiliar no planejamento e execução de disciplinas eletivas voltadas à área socioambiental.
Sementes de florestas
Quando se escolhe utilizar a técnica de plantio de mudas, uma importante etapa desse processo tem início nos viveiros. E para se produzir boas mudas é preciso estar atendo as sementes. Selecionar matrizes, ou seja, árvores maduras e apresentando bons aspectos de saúde, para a coleta de suas sementes garante que a genética de espécies que se desenvolvem bem na região aumente as chances de sucesso das restaurações.
O que as florestas fazem pelo clima?
A coleção “O que as florestas fazem pelo clima” apresenta ações realizadas através de uma plataforma de dados que une 5 projetos da carteira de Florestas patrocinados pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental. A ferramenta compartilha histórias a partir de mapas, textos, imagens e outros conteúdos multimídia – apresentando o trabalho desenvolvido pelas organizações executoras e como atuam no enfrentamento à mudança do clima através de ações de mitigação e adaptação.
Semeando Água promove workshop “Estratégias para o Desenvolvimento Econômico no cenário das Mudanças Climáticas”
O workshop “Estratégias para o Desenvolvimento Econômico no cenário das Mudanças Climáticas” abordou as particularidades e importância do Sistema Cantareira – um dos maiores sistemas de abastecimento de água do planeta, que atende mais de 7 milhões de pessoas, discutindo as ações necessárias para a manutenção do Sistema, considerando o cenário atual e o risco de novas crises hídricas.
Semeando Água realiza o plantio de 2 mil mudas na Replan
Foram plantadas 25 espécies – dentre elas o ipê branco, ipê amarelo, paineira, pau tucano, falso barbatimão – que farão a descompactação do solo com suas raízes, vão proporcionar sombra e atrair a fauna. As árvores florescem em diferentes épocas do ano atraindo abelhas e os frutos atraem pássaros. Além de contribuir para a conservação da biodiversidade, as novas árvores vão armazenar carbono em sua biomassa ao longo do crescimento, medida de mitigação das mudanças climáticas.
Pagamento por Serviços Ambientais: incentivo econômico para quem cuida do meio ambiente
O Pagamento pelos Serviços Ambientais (PSA) é um instrumento legal que agrega incentivos econômicos para melhorar ou manter a qualidade ambiental. Serviços Ambientais são iniciativas humanas que favorecem a conservação, manutenção, ampliação ou restauração de serviços ecossistêmicos. Serviços Ecossistêmicos são os benefícios propiciados pelos ecossistemas naturais, imprescindíveis para a manutenção de condições necessárias à vida – como a polinização, dispersão de sementes e produção de água.
Semeando Água comemora o dia das crianças com narração artística de histórias sobre animais da fauna local
No Projeto Semeando Água o dia das crianças foi celebrado com a narração artística de histórias nas creches de Nazaré Paulista. Os “Contos de Bichos Daqui” são histórias cantadas e ritmadas que apresentam animais da nossa fauna entremeados por cantigas de verso, adivinhas e outras brincadeiras com palavras que compõem a cultura tradicional brasileira.
Semeando mais água através de parcerias
No dia 5 de outubro, colaboradores da União Química colocaram as mãos na terra às margens da represa Atibainha em Nazaré Paulista, que compõe o Sistema Cantareira, para dar continuidade a parceria que plantará 100 mil mudas através de seu programa socioambiental Raízes da União.
O que torna um sistema produtivo sustentável?
São técnicas de produção rural que garantem a perenidade da fertilidade e permeabilidade do solo. Para se ter uma produção com qualidade a longo prazo, um solo vivo é um aspecto essencial. Como dizia a agrônoma Ana Primavesi “uma vida intensa habita o solo”. Os diversos microrganismos que vivem na terra são os responsáveis por sua aeração e ciclagem de nutrientes, tornando-os disponíveis para que as plantas possam absorvê-los através de suas raízes. Outra citação famosa da agrônoma é “solo sadio, planta sadia, ser humano sadio”.