Notícias

Plantio de árvores no Dia do Meio Ambiente

Plantio de árvores no Dia do Meio Ambiente

No dia 5 de junho, dia do Meio Ambiente, o Projeto Semeando Água, uma iniciativa do IPÊ, patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, esteve na Refinaria de Paulínia (Replan) para realizar o plantio de 50 mudas de árvores junto a funcionários. 

Parceria entre empresas e produtores rurais do Sistema Cantareira 

Parceria entre empresas e produtores rurais do Sistema Cantareira 

No dia 07 de maio a empresa Dynamic Air, localizada na cidade de Nazaré Paulista, organizou em parceria com o Projeto Semeando Água e Unidade de Negócios Sustentáveis do IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas uma feira para que seus funcionários pudessem conhecer produtores rurais da região do Sistema Cantareira e adquirir seus produtos.  

Semeando Água lança a série de vídeos: Serviços Ecossistêmicos

Semeando Água lança a série de vídeos: Serviços Ecossistêmicos

Para ampliar o conhecimento sobre o tema e ampliar seu acesso o Projeto Semeando Água desenvolveu a série “Serviços Ecossistêmicos”, onde especialistas em temas como clima, conservação de solo e água e biodiversidade explicam qual a origem destes serviços e sua importância para a agricultura e abastecimento de água. 

Alunos da Escola Climática Fabio H. Pinola celebram o Dia Mundial da Água aprofundando seu conhecimento sobre recursos hídricos locais

Alunos da Escola Climática Fabio H. Pinola celebram o Dia Mundial da Água aprofundando seu conhecimento sobre recursos hídricos locais

A fim de aprofundar o conhecimento dos alunos sobre a origem da água e evidenciar sua conexão com a conservação da vegetação nativa, os professores realizaram uma atividade de campo preparatória para o Dia Mundial da Água, dia 22 de maio. Na atividade os alunos observaram de que forma as águas dos córregos do bairro onde fica a escola, e que ruma para o reservatório Atibainha, estão sendo tratadas.

Que clima é esse? Evento em Piracaia aborda estratégias para o desenvolvimento social, ambiental e econômico do Sistema Cantareira

Que clima é esse? Evento em Piracaia aborda estratégias para o desenvolvimento social, ambiental e econômico do Sistema Cantareira

O uso do solo na região do Sistema Cantareira é uma questão-chave para impulsionar o desenvolvimento social, ambiental e econômico. Com objetivo de avançar nessa direção e de compartilhar estratégias promissoras – tanto para produtores rurais quanto para beneficiários da água dessa região, a equipe do Projeto Semeando Água realizou o evento “Que Clima É Esse?” em 14 de março, no Salão Azul da Prefeitura de Piracaia.

Leia também

Semeando Água promoverá curso de Florestas Multifuncionais

Nos dias 02 e 03 de abril o Projeto Semeando Água promoverá um curso de Florestas Multifuncionais. As florestas multifuncionais são florestas plantadas que podem servir para diversos usos, conciliando a produção voltada para o consumo humano com a conservação da biodiversidade e geração de serviços ecossistêmicos (como a regulação do clima, ciclo da água, controles biológicos, e polinização). 

Compostagem reduz emissões e produz adubo

A compostagem é um processo de transformação de resíduos orgânicos em produto útil. Através da compostagem, boa parte do que “jogamos fora” pode ser transformado em adubo. Esse processo biológico de decomposição da matéria natural, conduzido em condições controladas, produz adubo para enriquecer o solo.  

Inventário de Cogumelos Comestíveis do Cantareira 

A parceria entre a Instituto de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e o Projeto Semeando Água iniciou o desenvolvimento de um protocolo de identificação de fungos. O objetivo é aprofundar o conhecimento sobre as características das florestas locais, através das associações com fungos micorrizas. Os fungos se instalam nas raízes das plantas, por esse motivo entender a relação entre eles é tão importante.

Semeadores de Água no documentário “Economia Verde – Sustentabilidade e Lucro” da TV Cultura

A TV Cultura estreou no dia 10 de dezembro o documentário “Economia Verde – Sustentabilidade e Lucro”. Trazendo temas que estão sendo debatidos durante a 28 Cúpula do Clima (COP) das Nações Unidas (ONU) em Dubai, o documentário apresenta exemplos de empresas e instituições que desenvolvem produtos e serviços sustentáveis.  Laís Duarte, repórter da emissora, conheceu os Semeadores de Água Eloisa Pinheiro e Sandro Trevisan.

Semeando Água no 12º Congresso Brasileiro de Agroecologia

Nos dias 20 a 23 de novembro o Semeando Água esteve presente no 12º Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA). O congresso teve como sede a região central da cidade do Rio de Janeiro, com eventos simultâneos em locais de grande importância histórica como a Fundição Progresso, Circo Voador, Cine Odeon, Passeio Público, entre outros. Com participação de mais de 5,5 mil inscritos, o evento reuniu pesquisadores, docentes, estudantes, técnicos e extensionistas, agricultores familiares, povos e comunidades tradicionais, artistas e ativistas de movimentos sociais. 

Semeando Água sedia Intercambio de Experiências Agroecológicas

No dia 14 de novembro o Projeto Semeando Água recebeu na sede do IPÊ – Institutos de Pesquisas Ecológicas um Intercambio Experiências Agroecológicas que reuniu pesquisadores, estudantes, técnicos e extensionistas e produtores rurais. O evento é fruto do projeto “Produção de conhecimento para o desenvolvimento rural sustentável: diagnóstico, sistematização e intercâmbios entre as redes agroecológicas do leste paulista e sul de Minas” executado pelos Institutos Federais das duas localidades.