Os Semeadores de Água são produtores rurais da região do Sistema Cantareira parceiros do Programa o Semeando Água. 

Como características que os unem e identificam, podemos dizer que seus sistemas produtivos são sustentáveis, seus solos férteis e permeáveis. Isso faz com que a água da chuva infiltre, ficando armazenada na terra e indo aos poucos para os reservatórios, mantendo os níveis das represas mais estáveis durante o ano devido à recarga hídrica. 

Também semeiam água através da Restauração Florestal de suas nascentes, beiras de rio e reservatórios, as Áreas de Preservação Permanente (APPs). O cuidado com a terra traz de volta espécies da fauna e da flora nativas da Mata Atlântica, além possibilitar uma nova economia local, com base na bioeconomia. Essa é a verdadeira sustentabilidade, que considera o tripé: ambiental, econômico e social. 

Ao consumir seus produtos, você também está ajudando a proteger o Sistema Cantareira. 

O planejamento das propriedades rurais é realizado pelos proprietários em parceria com a equipe técnica do Programa Semeando Água. A partir de imagens captadas por drones e visitas ao local é realizado o mapeamento da área e adequação ambiental das propriedades considerando as diretrizes do Código Florestal. 

Essas propriedades se tornam Unidades Demonstrativas, cujo objetivo é inspirar outros produtores a adotarem práticas sustentáveis. Nelas são realizadas as capacitações voltadas a produção sustentável e quem participa pode ver na prática as ações realizadas. 

Você também pode semear água ao adquirir os produtos destes agricultores!