Educação Ambiental

Projeto Semeando Água mobiliza produtores e estudantes pelo Cantareira

Formação em educação ambiental por meio de campanhas e assistência técnica traz novas perspectivas em uma região estratégica para o abastecimento de água e com grande potencial para produzir alimentos (perto dos grandes centros).

Criança plantando em área de restauração em Nazaré Paulista (SP)
Crédito: Ilana Bar/ Estúdio Garagem

Criança leva carta que escreveu sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente (2019) para entregar a funcionários de empresas da região que participaram da mesma ação
Crédito: Ilana Bar / Estúdio Garagem

A equipe de Educação Ambiental do Projeto Semeando Água mobiliza produtores rurais, educadores, alunos, jovens e crianças com ações que têm potencial para transformar a região do Sistema Cantareira. Para isso é utilizado, como ponto de partida, a realidade local, frente às novas perspectivas.

Para os produtores rurais, o acesso ao conhecimento abre espaço para diferentes escolhas. Novas formas de cultivar a terra, cuidar das nascentes e de manejar os animais alinham aumento da produção com melhor conservação do solo, da água e da floresta. E é esse conhecimento que o Projeto Semeando Água proporciona e compartilha.

Também por meio das ações do Projeto, educadores, crianças e jovens compreendem qual é o papel das árvores da região no abastecimento de água em quantidade e qualidade, tanto de quem vive no Sistema, quanto de quem está a dezenas, às vezes cerca de 100 quilômetros dali.  Aprendem como as mudas são produzidas no viveiro, o tempo que levam para crescer, as técnicas de plantio e, assim, passam a olhar o caminho entre a casa e a escola de outra forma.

Para atingir os diversos públicos, a equipe de Educação Ambiental do Projeto Semeando Água conta com materiais desenvolvidos pela equipe de Comunicação.

Conheça algumas estratégias adotadas para promover a educação ambiental:

 

Ferramenta “Sustentabilidade em Jogo”, usada nas capacitações
Sustentabilidade em Jogo utilizada nas capacitações com educadores e em encontros com lideranças de empresas da região

 

  • Cursos de capacitação para produtores em propriedades rurais
  • Palestras em escolas, centros comunitários, sindicatos rurais, centros de desenvolvimento rural sustentável
  • Assistências técnicas aos educadores e produtores rurais
  • Atividades práticas com alunos
  • Visita guiada ao viveiro-escola do IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas
  • Aplicação da ferramenta “Sustentabilidade em Jogo” com diferentes públicos
  • Campanhas de conscientização com distribuição de mudas de árvores nativas da Mata Atlântica e de materiais educativos

Conheça mais sobre o nosso trabalho com:

Produtores rurais

Produtor Rural: o campo como aliado

Produtores rurais iniciam o planejamento da propriedade com orientações da equipe do Projeto durante curso para produtores do sul de Minas de Gerais

Produtores rurais iniciam o planejamento da propriedade com orientações da equipe do Projeto durante curso para produtores do sul de Minas de Gerais
Crédito: Cibele Quirino / Projeto Semeando Água

Mais de 200 produtores rurais e técnicos já participaram das capacitações do Projeto Semeando Água. Os cursos são a principal porta de entrada desse público no Projeto.

Muitos desses produtores já ultrapassaram a fase da assistência técnica, quando tiveram a oportunidade de desenvolver o planejamento das propriedades quanto à adequação ambiental. Os benefícios de transformar a paisagem vão melhorar a vida dos produtores rurais e a segurança hídrica de quem está a cerca de 100 quilômetros da região, mas recebe todos os dias a água do Cantareira.

A continuidade do Projeto Semeando Água tem como objetivo levar conhecimento e técnica ao alcance de mais produtores rurais.

As capacitações são realizadas em propriedades rurais (Unidades Demonstrativas), onde é possível conferir os resultados das ações:

  • Aumento da produtividade
  • Diversificação das fontes de renda
  • Melhor uso do solo
  • Conservação das nascentes e dos cursos d’água

Produtores rurais que participam das capacitações têm a oportunidade de conversar com quem já investiu nessa direção.

Confira o vídeo sobre a Propriedade Real X Propriedade Ideal

Educadores e alunos

Educadores e alunos: conhecimento ambiental ganhando escala

 

Equipe de Educação Ambiental do Projeto Semeando Água distribui mudas de árvores nativas para crianças do Ensino Fundamental em Piracaia (SP) realizarem plantio em espaço público
Equipe de Educação Ambiental do Projeto Semeando Água distribui mudas de árvores nativas para crianças do Ensino Fundamental em Piracaia (SP) realizarem plantio em espaço público

 

Equipe de educação do Projeto Semeando Água participa, como parceira, das reuniões de planejamento da rede municipal de ensino de Nazaré Paulista (SP)
Equipe de educação do Projeto Semeando Água participa, como parceira, das reuniões de planejamento da rede municipal de ensino de Nazaré Paulista (SP)
Crédito: Educação Ambiental/ Projeto Semeando Água

Mais de 23 mil crianças e jovens foram impactados nas ações do Projeto Semeando Água. A estratégia para mobilizar os alunos, em geral da rede pública, tem como ponto de partida o trabalho desenvolvido com os educadores, como forma de ganhar escala na região do Sistema Cantareira.

Após o ciclo de apresentação do projeto nas secretarias de educação dos municípios, a equipe do Projeto Semeando Água oferece assistências técnicas aos projetos dos educadores. Dessa forma, os temas trabalhados com cada turma dialogam com as habilidades do currículo e trazem para a discussão os desafios e as conquistas da região. Nessas conversas, têm destaque a importância de ações práticas para avanços nas esferas local, regional e global.

A Agenda 2030 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU), integra o conteúdo compartilhado e discutido com educadores.

População beneficiária

População beneficiada: conscientização sobre a importância do entorno

 

Crianças de Paulínia (SP) observam experimento que simula a infiltração da água em áreas com densa vegetaçãoCrianças de Paulínia (SP) observam experimento que simula a infiltração da água em áreas com densa vegetação
Crédito: Cibele Quirino / Projeto Semeando Água

A equipe do Projeto Semeando Água participa de uma série de eventos com o objetivo de mobilizar a população sobre os desafios locais e as estratégias capazes de promover transformações.

Materiais desenvolvidos pela equipe de Comunicação – como vídeo, gibis, almanaques, folders e o Atlas do Sistema Cantareira – ajudam a explicar aos diversos setores da sociedade a importância estratégica da região. A ideia é que todos podem contribuir, tanto provedores quanto os beneficiários da água do Cantareira.

Apoiar plantios de árvores na região do Sistema Cantareira e a dar preferência aos alimentos produzidos na região são apenas alguns exemplos.

Em campanhas de conscientização também são distribuídas mudas de árvores nativas da Mata Atlântica produzidas no viveiro-escola do IPÊ, localizado em Nazaré Paulista.