Rede Cantareira

Continuum Cantareira

A pesquisa como aliada nas transformações do território

Gestores de Unidades de Conservação (UC), pesquisadores e lideranças estão articulados na Rede Contínuo Cantareira, uma iniciativa da Fundação Florestal, do Governo do Estado de São Paulo e do IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas, com o objetivo de fomentar a pesquisa de aplicação prática para atender às necessidades do Contínuo. O grupo está aberto à participação de novos membros que desenvolvam pesquisas e/ou realizem trabalhos na região.

Entre os marcos da formação da rede está o comprometimento dos participantes do 1° Simpósio Técnico-Científico do Continuum Cantareira realizado em outubro de 2019, em Nazaré Paulista. A iniciativa da Fundação Florestal em parceria com o IPÊ contou com apoio do Instituto Florestal, da ESCAS – Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade e do Projeto Semeando Água. Saiba mais sobre o evento.

A partir das discussões e do material produzido e apresentado pelos Grupos de Trabalho, a organização do Simpósio elaborou dois documentos (disponíveis logo abaixo) que revelam as estratégias identificadas com potencial para estimular o desenvolvimento de pesquisas-chave para o Contínuo Cantareira.

O Sistema de Áreas Protegidas do Contínuo Cantareira abrange os Parques Estaduais Cantareira, ltaberaba e ltapetinga, o Monumento Natural Pedra Grande, a Floresta Estadual Guarulhos e as Áreas de Proteção Ambiental Sistema Cantareira e Represa Bairro da Usina.

As próximas notícias da Rede do Contínuo Cantareira serão publicadas na página do Grupo no Facebook, acompanhe, faça parte!

Sugestões e/ou observações devem ser enviadas ao IPÊ pelo e-mail: redecantareira@ipe.org.br.

Priorização das linhas de pesquisa propostas para a região do Contínuo Cantareira

Protocolo de Boas Práticas: envolve a relação pesquisador/gestor e UC/universidade no Sistema de Áreas Protegidas do Contínuo Cantareira