No dia 24 de agosto, a partir das 9hrs, o Projeto Semeando Água participará do Webinar #SomosFloresta. O debate visa destacar os dados reunidos pelo relatório mais recente do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) através do tema “Comunidades Tradicionais e suas contribuições para a mitigação das mudanças climáticas”. O documento aponta o papel fundamental das populações que utilizam de forma sustentável os recursos naturais das florestas. Quando falamos de combater às mudanças climáticas, não podemos alcançar ações efetivas sem a liderança de Povos Indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais.
O Webinar será aberturo por Patrícia Pinho, diretora adjunta de Ciência do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), e uma das autoras do relatório do IPCC. Na sequência representantes de três projetos patrocinados pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, apresentarão as principais ações relacionadas ao apoio, fortalecimento e assistência a comunidades tradicionais que protagonizam o desenvolvimento sustentável em três biomas brasileiros: Amazônia, Mata Atlântica e Caatinga.
O Projeto Semeando Água, localizado na Mata Atlântica terá como porta voz seu coordenador Alexandre Uezu, Pesquisador e Professor da Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade (ESCAS), Biólogo, Mestre e Doutor em Ecologia pelo Instituto de Biociências/USP. Representando a comunidade local Eloisa Pinheiro, sucessora rural produtora de flores no sitio Primavera em Nazaré Paulista, compartilhará sua experiência como Semeadora de Água.
O intercâmbio de ideias entre biomas, beneficiários e equipe técnica dos projetos visa o aprendizado mútuo e divulgação das ações, que podem e devem ser replicadas em todas as regiões do país.
“Aqui no sistema Cantareira é muito claro que só conseguiremos alcançar os objetivos de conservação dos recursos hídricos se fortalecermos os pequenos produtores da região e os mantivermos nas suas terras, incentivando o desenvolvimento sustentável. Formar, beneficiar e aprender com essas comunidades é uma forma de encontrarmos uma solução coletiva para questões globais como as mudanças climáticas”, pontua Alexandre Uezu.
Informações:
Webinar #SomosFloresta
24/08/2023, quinta-feira, 9h
no YouTube do Imaflora: https://www.youtube.com/@Imaflora
Inscrições: https://bit.ly/webinarsomosfloresta
Programação:
9h – Abertura
9h10 – O papel das comunidades tradicionais para conservação das florestas e mitigação dos efeitos das mudanças climáticas segundo relatório do IPCC. Palestrante: Patrícia Pinho.
9h40 – Projeto No Clima da Caatinga. Representante do projeto: Samuel Portela. Representante da Comunidade: Raimundo Soares.
10h:10 – Intervalo
10h20 – Projeto Semeando Água. Representante do projeto: Alexandre Uezu. Representante da Comunidade: Eloisa Pinheiro
10h50 – Projeto Florestas de Valor. Representante do projeto: Mateus Feitosa. Representante da Comunidade: Manoel Erbson Vieira dos Santos.
11h20 – Plenária de debates
12h15 – Encerramento