Na Escola Estadual Fabio H. Pinola, localizada no bairro Vicente Nunes do município de Nazaré Paulista, os alunos do 6° Ano estão participando da Eletiva Ambiental “Ambientes Vivos: SAF na escola”. A cidade de Nazaré Paulista abriga o reservatório Atibainha, que integra o Sistema Cantareira, responsável pelo abastecimento de mais de 7 milhões de pessoas. Para os consumidores desta água é importante conhecer sua origem, assim como os elementos que podem levar a sua escassez. Os moradores do território, através das atividades de Educação Ambiental do Projeto Semeando Água, uma iniciativa do IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas, patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, podem conhecer a origem deste recurso de perto, assim como suas condições de conservação. As Escolas Climáticas também são financiadas pelo Instituto Alair Martins (IAMAR).

 

Na eletiva “Ambientes Vivos: SAF na escola” os professores Maria H. Guimarães e Jorge Luiz A. da Silva orientam os alunos sobre questões relacionadas a conservação do meio ambiente através de temas como: sobrevivência de espécies, alimentação saudável e medicina alternativa. A importância da conservação dos habitats naturais é um elemento transversal à disciplina, que inclui os recursos hídricos, como nascentes e mananciais da região do Sistema Cantareira. 11 Eletivas Ambientais foram desenvolvidas pela equipe de Educação Ambiental do Projeto Semeando Água e podem ser acessadas AQUI. O material didático é gratuito e pode ser utilizado por professores de todo o país.

 

A fim de aprofundar o conhecimento dos alunos sobre a origem da água e evidenciar sua conexão com a conservação da vegetação nativa, os professores realizaram uma atividade de campo preparatória para o Dia Mundial da Água, dia 22 de maio. Na atividade os alunos observaram de que forma as águas dos córregos do bairro onde fica a escola, e que ruma para o reservatório Atibainha, estão sendo tratadas, ou seja, como estão sendo cuidadas. Os alunos fizeram paradas em quatro pontos ao longo do curso d’água. Foram levantadas questões em relação à destinação incorreta de rejeitos e esgoto e seus impactos na qualidade da água. Os alunos também refletiram sobre a presença de vida nestes locais, observando a ocorrência de vegetação e animais como peixes e anfíbios.

 

A ideia de visitar os córregos partiu da professora Maria H. Guimarães. Maria conta que “os alunos precisam conhecer a situação da conservação da água no bairro, uma vez que ela é essencial para a existência de qualquer tipo de vida”. Miguel, aluno do 6° ano, conta que o que mais gostou da atividade foi a visita “à última parte do riacho, pois era o mais limpo e o mais bonito”. Nesta idade já sabe que “para evitar a poluição da água é preciso reciclar e reaproveitar, assim o lixo não vai parar nos rios”.

Após a visita de campo, os alunos fizeram um painel temático, colocado no pátio da escola, para compartilhar a experiência com os demais estudantes da escola. A situação dos recursos hídricos locais será abordada novamente na Semana do Meio Ambiente em junho, agora com os estudantes tendo conhecimento prático sobre a situação local.