Uma floresta é muito mais que um conjunto de árvores. Composta por diversos elementos em interação constante, florestas são ecossistemas. Um ecossistema é a composição de um complexo dinâmico de comunidades de plantas, animais, microrganismos e seu ambiente não-vivo, como a água e o solo. As interações entre seus elementos são chamadas de funções ecossistêmicas. Exemplos destas funções são a regulação climática, regulação do ciclo da água e ciclagem de nutrientes do solo.
Os chamados serviços ecossistêmicos são benefícios fundamentais para a sociedade gerados pelos ecossistemas, em termos de manutenção, recuperação ou melhoria das condições ambientais, refletindo diretamente na qualidade de vida das pessoas. São essenciais para o bem-estar humano e para a realização de diversas atividades econômicas. Seu fornecimento, que está diretamente ligado a produção de água e alimentos, depende da conservação do ambiente que habitamos.
Para ampliar o conhecimento sobre o tema e ampliar seu acesso o Projeto Semeando Água, uma iniciativa do IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas, patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, desenvolveu a série “Serviços Ecossistêmicos”, onde especialistas em temas como clima, conservação de solo e água e biodiversidade explicam qual a origem destes serviços e sua importância para a agricultura e abastecimento de água.
Toda quarta-feira um novo episódio será lançado no canal do YouTube do IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas. Você também pode acompanhar pelo Instagram seguindo @institutoipe
No episódio 1 são tratados conceitos relacionados ao clima. José Marengo, Coordenador-Geral de Pesquisa e Desenvolvimento do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN) explica a relação entre Aquecimento Global, Efeito Estufa e Mudanças Climáticas. Marengo também é membro do IPCC, o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas.
No episódio 2 o tema central é o solo. Maria José Zákia, engenheira florestal, explica como a produtividade agropecuária está relacionada a técnicas de conservação de água e solo. Em solos bem cuidados a água infiltra e não escorre pela superfície, levando embora sua parte mais fértil.
O episódio 3 explica o conceito de Serviços Ecossistêmicos e as categorias em que são divididos (provisão, regulação, suporte e culturais). Alexandre Uezu, pesquisador e professor do IPÊ e Coordenador do Projeto Semeando Água, aborda os benefícios da adoção de Sistemas Produtivos Sustentáveis e sua contribuição para a geração de Serviços Ecossistêmicos que extrapolam os limites das propriedades rurais.
No episódio 4, Alexandre Uezu explica o que é a biodiversidade e como é possível medir seu valor. Uezu também fala sobre a importância da biodiversidade em propriedades rurais e como ela pode ser uma aliada no aumento da produtividade.
Confira abaixo o primeiro episódio da série