Professores dos oito municípios do Sistema Cantareira onde o projeto Semeando Água atua (Nazaré Paulista, Mairiporã, Joanópolis, Piracaia e Bragança Paulista – em São Paulo; Itapeva, Extrema e Camanducaia – em Minas Gerais) têm a oportunidade de reforçar o conteúdo apresentado aos alunos em sala de aula com a experiência prática no viveiro-escola do IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas. A iniciativa integra as ações de educação ambiental do projeto Semeando Água, uma realização também do IPÊ, patrocinada pela Petrobras, através do programa Petrobras Socioambiental e Governo Federal.

Entre os assuntos que são discutidos com a turma durante a visita estão: crescimento das árvores, biomas, biodiversidade, serviços ecossistêmicos e questões sociopolíticas, como a Agenda 2030 – plano de ação assinado por 196 países com 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e 169 metas. Cerca de 60 espécies de árvores nativas são cultivadas no viveiro do IPÊ, o que soma esforços na direção do ODS 15 (Vida Terrestre) da Agenda 2030 sobre proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade.

A equipe de educação ambiental do IPÊ coordenada por Andrea Pupo, desenvolveu um programa com o propósito de apresentar conhecimentos que uma vez assimilados passam a fazer parte do dia a dia dos alunos. A medida, ao mesmo tempo busca sensibilizar os jovens quanto à importância da conservação das áreas naturais. “No viveiro, elas aprendem o que é biodiversidade na prática, sentindo cheiros, percebendo texturas, formatos, tocando nas plantas”, afirma. As descobertas no local também ampliam o conhecimento e despertam o interesse por novos assuntos que podem ser aprofundados em sala de aula, tornando o aprendizado mais dinâmico. Durante a visita, a importância da preservação também tem lugar especial no programa. 

Professores podem programar a visita da sua turma ao viveiro do IPÊ, enviando e-mail para andrea_pupo@ipe.org.br ou ligando para (11) 97297-3516. A equipe do IPÊ recomenda uma turma por vez, como forma de garantir a participação ativa de todos os alunos nas atividades.

Crédito da foto: Ilana Bar