A Petrobras foi vencedora do primeiro Prêmio BNDES “Todos Pela Sustentabilidade”, na categoria Água, com o case de apoio ao Projeto Semeando Água! O Prêmio é uma iniciativa do BNDES com objetivo de reconhecer, dar visibilidade e estimular a atuação das empresas na agenda de desenvolvimento sustentável e de Investimento Social Privado (ISP) e demonstrar que cada vez mais a sustentabilidade precisa estar no centro das ações sociais das empresas, impulsionando e em parceria com organizações sociais de impacto.

Gregório Maciel, gerente de reflorestamento e projetos ambientais da Petrobras, reafirmou o compromisso da empresa com o desenvolvimento sustentável e parabenizou o Semeando:

 “Estamos muito orgulhosos com o Prêmio BNDES, pois ele retrata a robustez do nosso investimento socioambiental e sua efetividade em provocar impacto positivo na sociedade e no meio ambiente. O Semeando Água é um dos melhores exemplos de materialização deste propósito. De fato, um projeto que tem trazido resultados dignos de reconhecimento, fruto de muito trabalho de profissionais do IPÊ e da Petrobras, além das importantes parcerias com comunidades, universidades e poder público. Enfim, muita energia envolvida. Estamos muito felizes em fazer parte disso. Parabéns a todos!”, celebrou Gregório Maciel.

Conheça os principais desafios e resultados até agora do projeto Semeando Água para manter vivo o Cantareira.

Apoio à Água

O Semeando foi o projeto indicado pela Petrobras, a empresa é financiadora das ações de restauração do sistema Cantareira desde 2013 e segue junto com o projeto através do seu Programa Socioambiental neste novo ciclo com foco em aumentar a resiliência do Cantareira diante das mudanças climáticas.

“Esse reconhecimento é muito importante para disseminar as ações de restauração e de implantação de sistemas produtivos sustentáveis que estamos realizando na região do Sistema Cantareira, visando a conservação da biodiversidade e dos serviços ecossistêmicos, sobretudo a produção de água, pois além de indicar que estamos indo no caminho certo, pode servir de inspiração para outros projetos que visam o desenvolvimento sustentável em outras paisagens”, celebrou o coordenador do projeto, Alexandre Uezu. 

Alexandre Uezu

O prêmio vem em um momento especial, o Dia Mundial da Água – comemorado em 22/03 – é uma data importante para a equipe do Semeando e nas redes sociais do Instituto IPÊ vídeos da equipe do projeto mostram como diversas ações podem ajudar a semear água.

“Que este reconhecimento do projeto que envolve pesquisa, educação, restauração, sistemas produtivos, capacitação, comunicação e políticas públicas possa estimular que mais e mais empresas invistam em projetos na ponta, nas pessoas e nos territórios, que cuidam e recuperam o meio ambiente e os cursos d´água desse país, que acreditam que uma outra realidade socioeconômica é possível e urgente. Agradecemos a todas as pessoas que participam do projeto e que contribuem com a preservação ambiental e a conservação da natureza”, finalizou Uezu.

Reservatório Atibainha, em Nazaré Paulista (SP)