No Brasil, cerca da metade dos resíduos produzidos nas residências é composto por materiais orgânicos – cascas de frutas e legumes, folhas e restos de alimentos, segundo manual de orientação para a compostagem do Ministério do Meio Ambiente. A compostagem é um processo de transformação de resíduos orgânicos em produto útil. Através da compostagem, boa parte do que “jogamos fora” pode ser transformado em adubo. Esse processo biológico de decomposição da matéria natural, conduzido em condições controladas, produz adubo para enriquecer o solo.  

Para compartilhar esse conhecimento e debater sobre o tema, o Projeto Semeando Água, uma iniciativa do IPÊ, Instituto de Pesquisas Ecológicas patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, realizou uma oficina, dia 30 de janeiro, no Instituto Casológica, no bairro Mascate, em Nazaré Paulista. Saiba como foi.

Por que a compostagem é importante? 

Quando os resíduos não são separados, por categorias de reaproveitamento e destinados corretamente, acabam sendo encaminhados para aterros sanitários. Coletar o lixo e transportá-lo aos aterros custa caro e o CO2 emitido pelos caminhões e máquinas compactadoras contribui para o agravamento do aquecimento global. Além disso, a decomposição do material orgânico produz chorume, um líquido que pode infiltrar no solo e contaminar os lençóis de água subterrâneos. A gestão integrada de resíduos sólidos com compostagem e coleta seletiva pode ser sustentável, ou seja, economicamente vantajosa, socialmente justa e ambientalmente correta.  

A compostagem é uma prática antiga em áreas rurais. Com o aumento das populações (e da geração de resíduos) nas zonas urbanas, a compostagem começou a ser praticada nas casas e até em apartamentos. Por ser uma técnica que pode ser realizada em pequena escala e localmente, é uma medida que auxilia na redução do volume de resíduos destinados a aterros, o que reduz custos municipais e emissões de Gases de Efeitos Estufa (GEE) gerados pelo transporte dos resíduos, uma medida de mitigação às Mudanças Climáticas. Quando a compostagem é acompanhada da destinação dos resíduos recicláveis aos(às) catadores(as) e cooperativas, o ganho social é ainda mais importante.  

Também quer realizar a compostagem de seus resíduos orgânicos? Saiba como construir uma composteira doméstica em nosso Boletim Técnico: https://semeandoagua.ipe.org.br/boletim-tecnico-composteira/