O objetivo do Projeto Semeando Água, iniciado em 2011 pelo IPÊ, é contribuir com o aumento da segurança hídrica do Sistema Cantareira, e, para isso, começamos com um levantamento detalhado sobre os principais desafios da região. Em nove anos de projeto, com ações práticas, avançamos, mas sabemos que há um longo caminho a ser percorrido. E entendemos que quanto mais pessoas, instituições, empresas e órgãos públicos somarem esforços nessa direção, em menos tempo o Sistema Cantareira se tornará mais resiliente. O que trará benefícios, em especial de segurança hídrica para milhões de pessoas, tanto para quem vive na região quanto para quem se beneficia da água produzida ali. Apenas na região metropolitana de São Paulo, 7,6 milhões de pessoas recebem água do Sistema Cantareira, além de 5 milhões de pessoas na região de Campinas.


Crédito: Nani Jackson / Raw Filming

Conheça quem faz esse projeto acontecer!

Patrocinadores: são as empresas que patrocinam o projeto e que tornam possível à equipe do IPÊ dar andamento às ações.  O Projeto Semeando Água contou em dois ciclos com o patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental e Governo Federal, em que foram realizadas, até o momento, a maioria das ações (2013-2015) e (12/2017 – 03/2020) nas frentes de Manejo de Pastagem, Restauração Florestal, Sistemas Agroflorestais, Educação Ambiental, Políticas Públicas, além de Comunicação.

Plantio realizado em conjunto por funcionários da Replan/Petrobras e por crianças que estudam em escolas da rede pública de Nazaré Paulista. Crédito da foto: Ilana Bar/Estúdio Garagem.


Parceiros:
nessa área estão reunidas as principais Unidades Demonstrativas do Projeto Semeando Água – que são as propriedades rurais onde é possível conferir um verdadeiro consórcio das soluções apontadas pelo Projeto como estratégicas para contribuir com o aumento da segurança hídrica do Sistema Cantareira.

Os proprietários e administradores dessas propriedades rurais são nossos grandes parceiros! Afinal, precisamos mostrar os resultados das ações implementadas para diversos públicos, com destaque para outros produtores rurais, patrocinadores, parceiros, imprensa, além dos potenciais interessados em somarem esforços com o Projeto.

Nesses locais, as pessoas conseguem visualizar como é possível produzir mais e melhor e ainda como conservar as nascentes e os cursos d’água traz benefícios que vão além dos limites das propriedades.

Abaixo dois registros dos resultados obtidos na Fazenda Cravorana, uma das Unidade Demonstrativa do Projeto Semeando Água, localizada em Piracaia/SP.

Créditos da foto: Cibele Quirino/Projeto Semeando Água 

São também nossos parceiros, fundações que destinam recursos financeiros ao Projeto, o que possibilita a realização de nossas ações, assim como instituições que somam esforços na esfera da pesquisa e na realização conjunta de cursos para os produtores rurais. O Projeto Semeando Água contou em 2019 e no primeiro semestre de 2020 com a parceria da Caterpillar Foundation na frente de Sistemas Agroflorestais/Sistemas Produtivos. A partir de agosto de 2020, a Fundação ampliou as ações para a mesma frente e investiu também em mais duas esferas: Educação Ambiental e Políticas Públicas.

Apoiadores: são os profissionais das Secretarias de Educação, Meio Ambiente dos municípios de Bragança Paulista, Joanópolis, Mairiporã, Nazaré Paulista e Piracaia, no estado de São Paulo, e de Camanducaia, Extrema e Itapeva, em Minas Gerais, além da Secretaria de Agronegócio (no caso de Bragança Paulista), de Abastecimento (no caso de Piracaia) e ainda da Diretoria de Ensino Regional de Bragança Paulista e da CDRS – Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável dos respectivos municípios no estado de São Paulo.

Com esses profissionais nosso trabalho está relacionado à frente de Educação Ambiental, uma vez que desenvolvemos atividades que dão suporte ao trabalho dos educadores e também levamos conhecimento prático para produtores rurais.

Para secretários de Educação, educadores e alunos: desenvolvemos uma série de conteúdos que valorizam e ao mesmo tempo conscientizam sobre os desafios nos municípios do Sistema Cantareira. Os materiais incluem propostas de atividades práticas para os educadores provocarem os alunos. Esse material fica disponível em nosso site e também nos canais de comunicação do IPÊ (redes sociais e no Canal do IPÊ no YouTube), além do envio via WhatsApp para educadores da área de atuação do Projeto.

Também realizamos uma série de ações nas escolas, como apresentações sobre a importância da restauração florestal na região, seguida de plantios simbólicos com os alunos, nas próprias escolas ou ainda em áreas públicas – toda as ações são alinhadas pela equipe do Projeto com as secretarias envolvidas.  Contamos com o apoio dos educadores (professores e coordenadores) para que essas ações cheguem até às crianças e à comunidade escolar.

Nessa direção, estimulamos o desenvolvimento de projetos nas escolas, como por exemplo, a implementação de hortas e composteiras, com nosso apoio. Também convidamos os educadores a conhecerem o viveiro-escola do IPÊ, localizado em Nazaré Paulista, e encorajamos  o agendamento de visitas com estudantes. A equipe de educação ambiental discute com os educadores e orienta quanto às estratégias pedagógicas a serem adotadas antes, durante e depois das oficinas que podem ser realizadas no viveiro e em outros espaços educativos dos municípios do Sistema Cantareira. O transporte até o viveiro-escola do IPÊ fica a cargo das secretarias em geral de Educação e/ou de Meio Ambiente.

Créditos das fotos: Cibele Quirino/Projeto Semeando Água 

Para produtores rurais: convidamos os produtores para que participem dos cursos promovidos pelo Projeto Semeando Água nas Unidades Demonstrativas do Projeto. Com os produtores rurais, esse costuma ser um dos contatos iniciais com a equipe do projeto e nesse contexto buscamos mostrar aos produtores que é possível produzir mais e melhor e a médio prazo inclusive reduzir custos. Também apresentamos aos produtores diferentes perspectivas de por que para ele também é de suma importância conservar as nascentes e os cursos d’água. Os cursos são gratuitos para todos os participantes.

 

Para os extensionistas (CDRS) e secretários de Meio Ambiente, Agronegócio e Abastecimento: convidamos para os cursos esses profissionais como forma de mostrarmos  as soluções baseadas na natureza implementadas nas Unidades Demonstrativas do Projeto e também incentivamos que eles participem, junto com a equipe do Projeto Semeando Água e dos consultores, dos planejamentos das propriedades dos produtores rurais que realizaram os cursos do Projeto. É importante destacar que o Planejamento e a Implementação das ações nas Unidades Demonstrativas do Projeto Semeando Água, até o momento, contaram exclusivamente com a participação da equipe do Projeto Semeando Água e de consultores em conjunto com os proprietários dessas áreas. A exceção é a prefeitura de Extrema/MG que durante o ciclo 2013-2015 do Projeto Semeando Água cedeu as áreas e realizou a implementação dos modelos de restauração trabalhados no Projeto.  Os cursos são gratuitos para todos os participantes.

 

A ideia é a que como Apoiadores eles somem esforços ao compartilharem com outros produtores rurais esses aprendizados.  A ideia é a partir dos resultados práticos mobilizarmos mais produtores a seguirem nessa direção de produzir mais e melhor, com diversificação de renda e conservando as nascentes e os cursos d ‘água.

Desde o início do Projeto, temos mantido contato com extensionistas e secretários. Também por meio deles, temos participado de Feiras de Produtores Rurais, Feira do Peão, Campanhas de Conscientização entre outros eventos, com o objetivo de mobilizarmos mais produtores rurais para que, por meio de práticas sustentáveis ampliem a produtividade em suas propriedades e ao mesmo tempo contribuam com a conservação dos recursos naturais.