Em junho, produtores rurais criadores de bovinos, ovinos ou caprinos terão a oportunidade de conhecer as melhores práticas para aumentar a produtividade e ao mesmo tempo conservar da melhor forma o solo no curso Produção Sustentável no Sistema Cantareira que será realizado em 12, 19 e 26 de junho. O curso com três módulos: Gestão, Manejo de Pastagem Ecológica e Sistema Silvipastoril acontecerá em Unidades Demonstrativas do Projeto Semeando Água, em Nazaré Paulista, Piracaia e Bragança Paulista/SP.

Fabrício Rogério Castellini, coordenador de adequação de Sistemas Produtivos em Propriedades Rurais, do Projeto Semeando Água, explica um dos principais gargalos quando o assunto é a criação de bovinos, caprinos e ovinos. “No Brasil, a pastagem extensiva é uma questão central que impede o aumento da taxa de lotação. Estamos entrando no período de entressafra da oferta de forragem, quando a produtividade dessas áreas, que já é baixa, cai ainda mais. A média no país é de 0,7 UA/ha, o que equivale a um bovino com, aproximadamente, 315 kg por hectare, mas já sabemos que é possível triplicar a taxa de lotação com melhores práticas, o que significa maior produtividade”. 

O Projeto Semeando Água é uma realização do IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas, com patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental e Governo Federal. Essa capacitação é uma parceria do Semeando Água com duas iniciativas: a ESCAS – Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade, do IPÊ e a ELTI – Environmental Leadership & Training Initiative (Iniciativa de Liderança e Capacitação Ambiental), da Escola de Florestas e Estudos Ambientais da Universidade de Yale (EUA), com subsídios da Arcadia Fund – A charitable fund of Lisbet Rausing and Peter Baldwin. (Fundo Arcadia – um fundo beneficente de Lisbet Rausing e Peter Baldwin).

Andrea Pupo, educadora ambiental do Projeto Semeando Água, reforça que uma das preocupações da equipe do Projeto no desenvolvimento da programação foi reunir as questões-chave que ainda comprometem muito vezes os resultados do produtor rural. “Priorizamos abordar temas que esclareçam de fato as principais dúvidas para que o produtor identifique as mudanças necessárias, tendo em vista aprimorar a produção e ampliar a margem de lucro”.

A escolha do tema Gestão logo no primeiro dia também não é por acaso, revela Pupo. “Acompanhamos de perto os desafios do produtor rural e por isso vamos abrir a programação com esse enfoque, dessa forma ele acompanhará o curso com olhar mais estratégico considerando os custos reais da propriedade, onde é preciso redobrar a atenção, as medidas que se implementadas a médio prazo diminuem custos e aumentam a rentabilidade, assim como formas de agregar maior valor ao produto final”.

Garanta sua participação no curso

Envie mensagem para o WhatsApp (11) 97297-3516 do Projeto Semeando Água com seu nome completo, cidade onde está localizada a propriedade, número do CAR, atividade profissional e contatos (e-mail e/ou telefone). Os inscritos receberão uma mensagem de confirmação e mais informações. O projeto subsidiará a alimentação dos participantes durante o curso.

Mais informações: semeandoagua-com@ipe.org.br / 11 97297-3516

PROGRAMAÇÃO: Curso Produção Sustentável no Sistema Cantareira

  • Módulo 1 GESTÃO
    12 de junho (quarta-feira)
    – Nazaré Paulista/SP

08:30 – 09:00 Abertura: IPÊ, Semeando Água e ELTI – Programa de Lideranças

Alexandre Uezu, biólogo formado pelo Instituto de Biociências/USP, mestre e doutor em Ecologia pela mesma universidade, professor permanente da ESCAS – Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade e coordenador geral do projeto Semeando Água.

Miriam Perilli, bióloga, mestre em Ecologia e Conservação, possui doutorado em Ecologia pela Universidade Federal de Viçosa (2016). Coordenadora de cursos de capacitação em restauração ecológica e conservação de paisagens florestais da ELTI no Brasil.

09:00 – 10:00 Panorama do Sistema Cantareira

Alexandre Uezu

10:00 – 11:30  Planejamento e gestão da propriedade rural, controle de custos e índices produtivos
Marcelo Baptista, veterinário da Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável – CDRS.

11:30  – 12:30 Experiência de quem já  agregou valor à produção rural
 Palestrante a confirmar

12:30 – 13:30 Almoço

13:30 14:45 Associativismo ou Cooperativismo: qual é o seu caminho?

Antonio Ruy Machado Pupo Pastana, assistente agropecuário do ICA – Instituto de Cooperativismo e Associativismo, (Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios – Codeagro/Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo).

14:45 16:00 Revolução Queijeira: um novo olhar para as relações comerciais como consequência das relações educacionais e afetivas
Fernando Oliveira, proprietário da A Queijaria, em São Paulo.

16:00 – 16:45 Atividade prática a partir das informações de cada propriedade

16:45 – 17:00 Encerramento

17:00 Lanche

  • Módulo 2 MANEJO DE PASTAGEM ECOLÓGICA

19 de junho (quarta-feira) – Piracaia/SP

08:30 – 08:40 Recepção e apresentação da agenda do dia
Miriam Perilli

08:40 – 10:30 Manejo de Pastagem Ecológica: aumente o número de animais
Fabricio Rogério Castelini, zootecnista, mestre e doutor na mesma área pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) Campus de Jaboticabal. Professor universitário e integrante da equipe do projeto Semeando Água.

10:30 – 10:45 Intervalo

10:45 – 12:00 Visita à área com Manejo de Pastagem Ecológica
Fabricio Rogério Castelini

12:00 – 13:00 Almoço

13:00 – 14:30 Restauração Florestal: saiba os motivos e por que restaurar

Tiago Pavan Beltrame, engenheiro florestal, mestre em Agronomia e doutor em Ecologia Aplicada pela Universidade de São Paulo (2013). Pesquisador parceiro do Instituto de Pesquisas Ecológicas, atua na prestação de serviços em restaurações ecológicas e silvicultura de florestas de produção.

14:30 – 15:30 Visita à área restaurada há quatro anos

Tiago Pavan Beltrame

15:30 – 15:45 Intervalo

15:45 – 17:00 Roda de conversa com produtores rurais que já implementaram o Manejo da Pastagem Ecológica e restauraram as APPs (Áreas de Preservação Permanente)

17:00 Lanche

  • Módulo 3 SISTEMAS SILVIPASTORIS

26 de junho (quarta-feira) – Bragança Paulista/SP

08:30 – 09:10 Recepção e apresentação da agenda do dia

09:10 – 10:15 Sistemas Silvipastoris: conheça os benefícios e saiba como implementar
Fabricio Rogério Castelini

10:15 – 11:15 Silvicultura de Nativas
Tiago Pavan Beltrame

11:15 – 12:00 Visita às áreas com Sistema Silvipastoril e Silvicultura de Nativas implementados
Fabricio Rogério Castelini e Tiago Pavan Beltrame

12:00 –13:00 Almoço

13:00 – 14:00 Experiência da Elti em Sistemas Silvipastoris: Colômbia e Panamá
Miriam Perilli, bióloga, mestre em Ecologia e Conservação, possui doutorado em Ecologia pela Universidade Federal de Viçosa (2016). Coordenadora de cursos de capacitação em restauração ecológica e conservação de paisagens florestais da ELTI no Brasil.

14:00 – 17:00 Exercício: planificação do conhecimento aprendido na própria propriedade

17:00 Entrega dos certificados e confraternização

Andre Pupo/ Miriam Perilli

* Programação sujeita a alterações

Mais informações para a imprensa:
Cibele Quirino
semeandoagua-com@ipe.org.br  /  11 97297-3516