Com o objetivo de levar conhecimento capaz de aumentar a produtividades nas produtores rurais, o Projeto Semeando Água realiza o curso gratuito Poda de Árvores Frutíferas, com o engenheiro agrônomo Takanoli Tokunaga, em 27 de maio, em Nazaré Paulista/SP. O Projeto é uma realização do IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas com patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental e Governo Federal.  

Aumentar a produtividade, a qualidade das frutas e ainda a longevidade das árvores estão entre os principais benefícios de podas bem feitas. Outro fato interessante é que podas corretas também contribuem para afastar as pragas já que as árvores estão saudáveis.

No curso, os participantes terão a oportunidade de conferir as principais técnicas e vão receber orientação de como devem manusear os equipamentos. “A poda correta é aquela que não deixa rachadura no tronco, que não descasca a árvore e também que não deixa tocos. Para obter esse resultado é preciso conhecer os princípios da poda e saber como pegar no serrote e na tesoura, isso faz toda a diferença para o resultado”, comenta o professor Takanoli.

Para o especialista uma questão central está no conceito do que é poda. “Muitas pessoas acreditam que podar é simplesmente cortar com o facão, sem conhecimento prévio sobre quando, onde e o porquê”. Em conjunto essa série de erros compromete o desenvolvimento das árvores, mas é possível traçar um novo caminho.

Segundo o professor Takanoli, mesmo os produtores rurais que realizaram podas desastrosas podem se beneficiar. “Árvores comprometidas por podas, a partir do momento em que as técnicas e os princípios de como podar são implementados, costumam se recuperar de dois a três anos. Gosto de comparar a poda com andar de bicicleta, uma vez que a informação foi assimilada é para a vida toda”, podera Takanoli.

 Garanta sua participação no curso

Envie mensagem para o WhatsApp (11) 97297-3516 do Projeto Semeando Água com seu nome completo, cidade onde está localizada a propriedade, número do CAR, atividade profissional, principais produtos da propriedade rural e contatos (e-mail e/ou telefone). Os inscritos receberão uma mensagem de confirmação e mais informações. O projeto subsidiará a alimentação dos participantes durante o curso.

Programação: Poda de Árvores Frutíferas
8:30 – 8:45 Recepção, café e apresentação da agenda do dia
Andrea Pupo – coordenadora de educação ambiental do Projeto Semeando Água
8:45 – 9:45 Apresentação do Projeto Semeando Água/IPÊ
Alexandre Uezu – coordenador do Projeto Semeando Água
9:45 – 10:45 Fruticultura – Consultor Takanoli Tokunaga – engenheiro agrônomo
10:45  – 11:00 Coffee break
11:00 – 12:00 Atividade prática
12:00 – 12:20 Almoço
12:45 – 16:15 Atividade prática
16:15 – 16:30 Avaliação e entrega de certificados
16:30 – 17:00h Lanche e encerramento