Nos dias 02 e 03 de outubro o IPÊ realizou no município de Joanópolis (SP) o Curso    de Manejo Ecológico de Pastagem, com o objetivo de capacitar produtores rurais,  representantes de Casas de Agricultura (CATI) e técnicos de prefeituras a converterem  a pastagem convencional para o pastoreio rotacional.

O curso foi ministrado pelo Eng. Agrônomo Jurandir Melado, que apresentou as  principais vantagens e resultados de pastoreio rotacional. “Antes de se tornar um bom    produtor de carne ou leite o pecuarista precisa se tornar um excelente produtor de  capim”, segundo o professor Jurandir, o boi é um aliado importante na recuperação do  solo, desde que este seja bem manejado.

A capacitação contou também com a parte prática, por meio da implantação do sistema rotacional na propriedade do senhor José Bragion. “Estou animado para ver os resultados. Minha maior preocupação é a proteção das encostas, já que minha propriedade fica localizada em um vale e sofro constantes enxurradas. Isso, além de me gerar gastos, compromete as nascentes que tenho aqui.”

A capacitação marcou o início do projeto “Semeando Água”, patrocinado pela Petrobras Ambiental, que prevê a recuperação de corpos hídricos em municípios que abrangem o Sistema Cantareira de abastecimento de água, por meio de extensão rural, capacitação e educação ambiental.

A proposta do “Semeando Água” é atuar junto a proprietários rurais dos municípios de Mairiporã, Nazaré Paulista, Joanopólis, Piracaia, Vargem, Itapeva, Extrema e Camanducaia. Nestas cidades, as propriedades parceiras têm sido selecionadas de forma estratégica, a fim de conservar os corpos d´água e a biodiversidade ali existentes, já que, além de concentrarem nascentes, possuem resquícios florestais que abrigam espécies ameaçadas de extinção e ainda formam um corredor florestal entre as Serras da Cantareira e Mantiqueira.