
Conheça o Desafio Socioambiental do mês de maio que o Projeto Semeando Água compartilha com os educadores dos oito municípios onde atua diretamente e se inspire em ações que podem ser desenvolvidas em família, com os amigos e com a turma.
OBJETIVO
Passear com os alunos, aproveitar as áreas verdes localizadas na nossa região e realizar um piquenique sustentável.
OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL – ODS

Assista a este vídeo que também explica o que são os ODS com uma linguagem bem simples.
CONHECER E COMPREENDER
A palavra piquenique vem da língua francesa. No século XVII, o nome dado a uma refeição em que cada participante levava a sua parte. Dois séculos mais tarde, a prática foi incorporada aos hábitos dos ingleses e o piquenique se transformou em passeio ao ar livre, em que as pessoas levam alimentos para serem compartilhados por todos.
Para que passeio com a sua turma seja incrível e o piquenique seja sustentável será necessário planejar bem todos os detalhes como: o meio de transporte, a alimentação, a coleta e destinação dos resíduos que serão produzidos.
O primeiro passo será escolher um local para o piquenique e a nossa sugestão é visitar as áreas verdes mais próximas. As Unidades de Conservação (UCs) são áreas protegidas, que muitas vezes estão localizadas próximas das nossas residências e das escolas, mas que raramente são conhecidas ou visitadas. Confira o Mapa com as Unidades de Conservação da região do Sistema Cantareira no fim do documento.
Comece a atividade fazendo uma lista dos lugares que os alunos já conhecem na região, o que mais gostam e onde seria legal ir com toda a turma.
Com alunos maiores é possível pedir uma pesquisa sobre o perfil das pessoas que vivem nas proximidades das UCs, o que elas produzem, onde comercializam seus produtos. Talvez seja possível incorporar produtos dessas pessoas ao piquenique!
Uma sugestão é dividir a atividade em dois dias. No primeiro dia, realize a visita a um projeto ou propriedade rural que ajude a turma a entender na prática qual é a realidade da região. Algumas propriedades rurais já incorporaram o turismo à atividade, por isso vale a pena verificar quais já estão abertas à visitação. Aproveite para ressaltar a importância dos cultivos de maneira sustentável para o solo e a água. Organize um roteiro de visita à propriedade e inclua os conteúdos da aula. Assim, no segundo dia, no piquenique, os alunos já vão ter mais conhecimento sobre a região, o que tornará a atividade muito mais significativa para eles.
O Projeto Semeando Água, por exemplo, atua em oito municípios na região do Sistema Cantareira: Bragança Paulista, Joanópolis, Mairiporã, Nazaré Paulista e Piracaia no Estado de São Paulo, além de Camanducaia, Extrema e Itapeva, em Minas Gerais. No site do projeto é possível encontrar uma série de informações, além de notícias e vídeos com pessoas que vivem e/ou trabalham nessa região. Uma publicação interessante e que está disponível gratuitamente é o Atlas do Sistema Cantareira, nele há um panorama socioeconômico, mais informações sobre as Unidades de Conservação e os serviços ecossistêmicos que elas proporcionam, como a proteção da biodiversidade, o controle da poluição sonora e do ar, entre outros.
Neste artigo escrito por Angela Pellin, pesquisadora do IPÊ, você entenderá a importância dessas áreas para o nosso bem-estar e vai conhecer também os outros serviços que a natureza nos oferece de graça.
Você também pode escolher o local do passeio utilizando o GPS da Natureza, criado pelo projeto Criança e Natureza do Instituto Alana. Com essa ferramenta é possível escolher praças, parques, unidades de conservação entre outros espaços. Basta escolher o tipo de espaço onde você pretende levar os alunos e inserir o CEP da escola. O GPS da Natureza vai mostrar quais são os locais mais próximos de onde vocês estão.
Para que essas áreas sejam respeitadas e protegidas, primeiro elas precisam ser conhecidas pelas pessoas. Com visitação, atividades de recreação e educação ambiental, o público vai entendendo os benefícios gerados por essas áreas e contribuindo para a sua conservação. As pessoas vivem melhor e a natureza agradece.
Aproveite o dia com os seus alunos, proporcione brincadeiras que os façam ter contato direto com os ambientes naturais. As atividades podem ser selecionadas por faixa etária, duração, local e levar em consideração até mesmo o clima do dia. Se tudo for bem planejado com antecedência, vocês estarão prontos para ter um dia super agradável em contato com a natureza.
AÇÕES NECESSÁRIAS
- Realizar o levantamento dos projetos que estão em andamento na região;
- Pesquisar as propriedades rurais e as UCs que os alunos já conhecem e que podem ser visitadas com a turma;
- Reunir informações sobre os projetos, a produção rural, a cultura e as Unidades de Conservação para relacionar às questões sociais, econômicas e ambientais. Sua aula vai ser um show!
- Realizar os agendamentos dos locais que serão visitados e do transporte;
- Solicitar as autorizações aos pais dos alunos;
- Orientar a turma sobre os alimentos e bebidas que eles poderão levar ao piquenique. Vale a pena consultar as merendeiras, as mães e os pais dos alunos para um intercâmbio de receitas nutritivas e saudáveis. Você pode também consultar o Guia do Piquenique Sustentável.
- Cuidar da coleta e da destinação final dos resíduos que forem gerados. Você pode organizar grupos para esta tarefa, que também é aprendizado. Aproveite para mensurar com os alunos a quantidade de resíduo produzida e trabalhe esse tema nas aulas.

COMPARTILHANDO A EXPERIÊNCIA
Organize a turma em grupos temáticos (unidades de conservação, produção rural sustentável, serviços ecossistêmicos, brincadeiras na natureza, resíduos sólidos, alimentação saudável) e peça para eles montarem cartazes com fotos, desenhos e relatos dessas aulas inesquecíveis. Quando tiver tudo pronto eles poderão apresentar para outros colegas da escola ou para os pais na reunião. Compartilhe com a gente esse mural de cartazes enviando as fotos para o (11) 97297-3516 ou ainda publicando nas redes sociais com a #ProjetoSemeandoÁgua.
Confira as Unidades de Conservação na região do Sistema Cantareira
