A Refinaria de Paulínia – Replan/Petrobras está localizada a cerca de 120 km do Sistema Cantareira em região também beneficiária das águas desse que é um dos maiores sistemas de abastecimento de água do mundo. Como forma de envolver os funcionários da Refinaria nas ações do Semeando Água, a equipe do Projeto desenvolveu uma programação para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente (05 de junho).

Cerca de 30 funcionários tiveram a oportunidade de contribuir com as ações de restauração florestal na região do Reservatório Atibainha, em Nazaré Paulista, um dos cinco que formam o Sistema Cantareira. Crianças do 3°A, da EMEIEF Professor Faustino Penalva, também participaram da ação que teve início com leitura de cartas seguida de entrega das mensagens em referência à data para funcionários da Replan. A importância de combater o desmatamento, de plantar e regar as árvores e a responsabilidade com o descarte correto do lixo apareceram entre as mensagens dos alunos que fizeram a leitura na área do plantio. 

Lázaro Augusto Guimarães Andrade Brandão, gerente de Responsabilidade Social, aproveitou o momento para agradecer o comprometimento das crianças. “Foi muito bonito o que vocês fizeram lembrando a nós adultos das responsabilidades que temos, obrigado”.

Lázaro Augusto Guimarães Andrade Brandão, gerente de Responsabilidade Social, aproveitou o momento para agradecer o comprometimento das crianças. “Foi muito bonito o que vocês fizeram lembrando a nós adultos das responsabilidades que temos, obrigado”.

Adultos e crianças realizaram em conjunto o plantio com orientações de Tiago Pavan Beltrame, coordenador de restauração florestal do Projeto Semeando Água. Na sequência, as crianças retornaram à escola e os adultos aproveitaram para esclarecer dúvidas com a equipe do Projeto.

No retorno ao IPÊ, Andrea Pupo, coordenadora de Educação Ambiental do Projeto Semeando Água, apresentou aos funcionários da Replan como o Projeto Semeando Água atua e as perspectivas que já começam a ganhar força, como as oportunidades diante da localização estratégia dos produtores rurais na região diante de grandes centros, como São Paulo, Campinas e Piracicaba. “Os consumidores quando têm a chance de optar pelos alimentos dessa região também estão contribuindo com a segurança do Sistema Cantareira, uma vez que estimulam a permanência do produtor no campo e favorecem o aumento da renda média na região que é inferior a um salário mínimo por família”.

Confira os depoimentos dos funcionários da Replan

“Fiz minha inscrição para conhecer na prática o Projeto Semeando Água, patrocinado pela Petrobras. Gostei muito da ação com as crianças, de saber que o Projeto também atua para conscientizar as crianças sobre a importância de conservar o meio ambiente, isso a gente leva para a vida toda. Nós que participamos da ação também fomos mobilizados pela iniciativa. Até então eu não conhecia nada sobre Restauração, como se planta, por exemplo – foi tudo novidade – tive a oportunidade de aprender sobre e de estar em contato com a natureza”, Welington Aparecido Salvador, atua na área de Inspeção de Fabricação, da Replan.

 “Voltei para essa nova ação do Projeto Semeando Água porque fiquei encantada com a primeira iniciativa sobre Agrofloresta – foi algo novo que eu não conhecia ainda – aprendi muito, foi enriquecedor. Quando veio essa segunda oportunidade sobre Restauração do Sistema Cantareira, pensei ´nossa se o primeiro já foi bom esse será tão bom quanto ou melhor’ e realmente valeu super a pena! A ação com as crianças, a gente não esperava e surpreendeu muito, dá uma alegria de saber que elas estão se conscientizando sobre cuidar do meio ambiente e dá uma responsabilidade muito grande para a gente, de passar isso para os nossos filhos e de cuidar pensando nas gerações futuras. Só tenho a agradecer novamente. As palestras foram superenriquecedoras”, Maria Aparecida Ferreira Lopes, atua no Laboratório de Controle de Qualidade, da Replan.  

“Sempre gostei dessa questão relacionada ao meio ambiente, ao mundo animal. Meus parentes são de roça e eu gosto de natureza. A oportunidade de conhecer Projetos com ações palpáveis com profissionais que são do ramo, biólogos, engenheiros agrônomos, florestais, foi especial. Com o Projeto a gente tem inclusive acesso a um material mais bacana até mesmo para ações individuais. Eu tinha dúvidas sobre adubação do solo, se valia a pena ou não a pena e o Tiago Pavan Beltrame (coordenador de restauração florestal do Projeto Semeando Água) pode explicar, foi fantástico, adorei”, Klebler Zocal Fernandez, atua área de Manutenção da Replan.