Além de uma grave crise no abastecimento de várias cidades, um cenário de escassez no Cantareira acarretaria graves consequências no fornecimento de alimentos. Por isso temos que ficar de #olhonocantareira

Vamos imaginar um cenário de escassez de água no Cantareira.

Nos últimos anos, vivemos em um estado crítico e de constante alerta para evitar uma possível escassez de água. Mesmo quem não vive às margens do Cantareira, com certeza sentiria os impactos de uma possível seca.

Com esse risco rondando nosso futuro, a cada temporada quando o volume de chuva diminui – de abril a setembro – precisamos conhecer e colocar em prática ações que ajudam a reduzir esse risco.

Para os moradores da região, haverá mais dificuldade para as suas produções agropecuárias, já que a água não será suficiente para abastecer todos os setores.

Somado a isso, a quantidade de turistas que frequentam a região, seja para passeios, trilhas e as mais diversas atividades, também começará a diminuir, resultando em um impacto econômico. Afinal, com redução na quantidade de água, em pouco tempo as belezas naturais e a própria estrutura que esses locais oferecem, serão prejudicadas.

E por fim, chegamos a um ponto em comum. Se a redução nas produções de alimentos já não fosse motivo suficiente para preocupação, afinal teremos menos comida, há um problema que é “mais visível” e impressiona ainda mais: abrir a torneira e não ter água.

Então, é preciso que tomemos muitos cuidados para que essa escassez de água não se torne, de fato, uma realidade. Vamos semear água, usá-la com moderação e responsabilidade, apoiar ações que ajudem a aumentar a segurança hídrica e deixar que a natureza siga o seu caminho sem tanta dificuldade.

#olhonocantareira

Todos podemos ajudar na conscientização desse problema. Se você está em algum ponto do Sistema Cantareira, faça uma foto e compartilhe nas suas redes com a hashtag #olhonocantareira. Isso vale para zonas rurais e urbanas. Se você flagrou um abuso ou desperdício de água na cidade ou ainda bons exemplos de seu uso, faça o seu post também. O objetivo é que este seja um alerta para a urgência da conservação dos recursos hídricos, incentivando a redução do consumo pela própria população. Com esse movimento, vamos estimular também o envolvimento da sociedade em iniciativas que atuam para proteção dos recursos hídricos, o uso consciente e exigir o comprometimento em melhorias da gestão da água pelo poder público.