Durante dois anos o IPÊ realizará o projeto “Semeando Água”, patrocinado pela Petrobras. O projeto prevê a recuperação de corpos hídricos em municípios que abrangem o Sistema Cantareira de abastecimento de água, por meio de extensão rural, capacitação e educação ambiental.

O “Semeando Água” iniciará no município de Joanópolis (SP) com o Curso de Capacitação em Manejo Ecológico de Pastagens, que acontecerá nos dias 1 e 2 de outubro, e tem como objetivo capacitar produtores rurais a converterem a pastagem convencional para o pastoreio rotacional.

O projeto “Semeando Água” atua junto a proprietários rurais dos municípios de Mairiporã, Nazaré Paulista, Joanópolis, Piracaia, Vargem, Itapeva, Extrema e Camanducaia. Nestas cidades, as propriedades parceiras têm sido selecionadas de forma estratégica, a fim de conservar os corpos d´água e a biodiversidade ali existentes, já que, além de concentrarem nascentes, possuem resquícios florestais que abrigam espécies ameaçadas de extinção e ainda formam um corredor florestal entre as Serras da Cantareira e Mantiqueira.