Na semana do Meio Ambiente, confira a Live de lançamento do vídeo e da trilha de aprendizagem sobre Incêndios Florestais, 01/06 às 19hrs, no canal da Fundação Florestal no YouTube. Os materiais educativos são uma parceria entre o projeto Semeando Água/IPÊ, a Fundação Florestal e a Baquara Educativa.

Conscientizar a população sobre a ameaça que os incêndios representam para a flora, a fauna e inclusive a vida humana é uma questão-chave em especial no período em que a incidência desses eventos costuma aumentar. No Sistema Cantareira, no último ano, foram registrados 1196 focos. “Desenvolvemos em conjunto com parceiros, materiais com o objetivo de informar sobre a real ameaça dos incêndios”, alerta Andrea Pupo, coordenadora de educação ambiental do projeto Semeando Água, iniciativa do IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas com patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental e Governo Federal.

Os incêndios causam graves danos à vegetação nativa, que leva anos para se recuperar após estes eventos. As queimadas ainda liberam grandes quantidades de carbono na atmosfera, o que contribui para o agravamento da crise climática. Em um cenário onde já há grande déficit de florestas em pé, na região esse número chega a 35 milhões de árvores. Conservar e restaurar áreas degradadas são ações que precisam caminhar juntas para a saúde do planeta.

Conheça os materiais

O vídeo “Incêndios Florestais” une animação e contação de histórias para a disseminação de informações importantes para a prevenção e combate ao fogo. A animação produzida pelo IPÊ é inspirada na cartilha “Incêndios Florestais”, de Aline Cervantes Ramos e publicada pelo Parque Estadual Itaberaba/Fundação Florestal/Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente / Governo do Estado de São Paulo.

O vídeo tem como material de apoio a Trilha de Aprendizagem “Incêndios Florestais”, produzida pelo IPÊ e pela Baquara Educativa especialmente para auxiliar educadores na realização de atividades com os alunos. A publicação valoriza a interdisciplinaridade e articula o trabalho desenvolvido com as competências gerais e habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para estudantes desde o 4º até o 9º ano do Ensino Fundamental. A proposta educativa apresenta atividades para as modalidades presencial e online, disponibilizando tutoriais para otimizar e aperfeiçoar o trabalho com as metodologias de ensino híbrido.