Patrocinado pela Petrobras, projeto participa de evento para jovens adultos e apresenta as ações de conservação ambiental realizadas em municípios do Sistema Cantareira.
Em comemoração à I Semana de Meio Ambiente de Nazaré Paulista o projeto “Semeando Água”, que é patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental, foi convidado a apresentar suas atividades e a importância do Sistema Cantareira para os alunos do EJA – Educação de Jovens e Adultos na noite de ontem na Câmara Municipal.
A educadora ambiental do “Semeando Água”, Andrea Pupo, trouxe em sua apresentação a importância biológica do Sistema Cantareira e a urgência de se conservar a região em que ele está inserido. “É importante ressaltar que o Sistema não é apenas água. Ele possui áreas verdes e espécies de animais e plantas que só são encontradas aqui. Para manter o equilíbrio desse importante ecossistema devemos conservar as florestas em pé!”, explica Andrea. Além disso, a educadora apresentou as principais ações do projeto que passam pela intervenção de uso de solo, restauração florestal em propriedades rurais de oito municípios em que o projeto atua e as atividades de educação ambiental desenvolvidas com alunos da rede pública, representantes de prefeituras e secretarias e comunidade em geral.
A ideia do evento foi envolver esses alunos nas questões socioambientais, apresentando as iniciativas que já acontecem na cidade. Para a coordenadora do EJA, Sandra Batista, momentos como esse são de extrema relevância, pois permitem transcender os limites da sala de aula para uma questão que é urgente e de interesse público. “Muitos dos nossos alunos do EJA trabalham em sítios na zona rural, e estão acompanhando a crise da água bem de perto, testemunhando a baixa nas represas. Preocupados com esse cenário, constantemente, me perguntam quais atitudes que eles podem adotar a fim de contribuir para a conservação da água”, comenta ela.
Além da apresentação do projeto “Semeando Água” os participantes puderam assistir à apresentação da Fanfarra Municipal; o Plano de Gestão Integrada do Lixo, apresentada pelo Diretor do Meio Ambiente, André Augusto Pinheiro; o projeto Educando com Música e Cidadania, apresentado pela Diretora do Departamento de Educação, Daniela Matias Zanoni e ainda uma dinâmica foi proposta pela assessora de projetos Maria Flávia que estimulou o olhar integrado diante das coisas.
A I Semana de Meio Ambiente de Nazaré é uma iniciativa do Departamento de Educação em parceria com o IPÊ, que incluiu no calendário escolar uma semana para que os alunos possam desenvolver atividades, apresentações, plantios de árvores nativas e trabalhos ligados ao meio ambiente.
O “Semeando Água” é realizado pelo IPÊ que atua na região para a conservação dos recursos hídricos com este e demais projetos.
Saiba mais sobre o Programa Petrobras Socioambiental em: http://sites.petrobras.com.br/socioambiental/