Patrocinado pela Petrobras, projeto finaliza intervenções conservacionistas em propriedade que compõe o Sistema Cantareira
No último mês os pesquisadores e técnicos do projeto “Semeando Água” entregaram a quarta unidade demonstrativa com intervenções ligadas a melhor utilização do uso do solo, no município de Extrema-MG. O sítio São Benedito recebeu orientações e modificações a fim de conservar os recursos hídricos da propriedade que é    produtora de leite. A expectativa é que mesmo em meio à crise hídrica, o proprietário consiga recuperar os recursos  hídricos manejando adequadamente seu pasto e também restaurando as Áreas de Preservação Permanente. “Aqui no  sítio cerca de 80% da minha água secou, por conta disso paramos de produzir milho e trabalhar com gado de corte.  Estamos otimistas com o projeto “Semeando Água”, nossa expectativa é poder voltar a produzir”, comenta o senhor  Elias Alves Cardoso, proprietário parceiro do município de Extrema.
A expectativa é que mesmo em meio à crise hídrica, o proprietário consiga recuperar os recursos  hídricos manejando adequadamente seu pasto e também restaurando as Áreas de Preservação Permanente. “Aqui no  sítio cerca de 80% da minha água secou, por conta disso paramos de produzir milho e trabalhar com gado de corte.  Estamos otimistas com o projeto “Semeando Água”, nossa expectativa é poder voltar a produzir”, comenta o senhor  Elias Alves Cardoso, proprietário parceiro do município de Extrema.
Junto com o proprietário parceiro o projeto converteu cerca de cinco hectares de pasto convencional para o manejo e    ecológico, método racional de pastagem que prevê um equilíbrio entre o solo, o pasto e o gado. Na prática, o pasto é  dividido em parcelas de forma a possibilitar um manejo em que se atenda tanto as necessidades do capim, como as do  gado e do solo. Ou seja, a área passa por períodos de descanso, o que permite a recuperação do solo, é o que já pôde  perceber o senhor Elias: “Mesmo sofrendo com a falta de chuvas, já percebemos uma melhora aqui no past o, só por ele “descansar” está mais bonito, mais verde”, fala ele.
o, só por ele “descansar” está mais bonito, mais verde”, fala ele.
Essa é a quarta propriedade entregue pelo projeto que é patrocinado pela Petrobras, e prevê a entrega de mais duas unidades demonstrativas que serão vitrines e disseminadoras de práticas mais sustentáveis de utilização de uso do solo e da importância das APPs para a conservação da água que abastece o Sistema Cantareira.
 
					 
		
