A TV Cultura estreou no dia 10 de dezembro o documentário “Economia Verde – Sustentabilidade e Lucro”. Trazendo temas que estão sendo debatidos durante a 28 Cúpula do Clima (COP) das Nações Unidas (ONU) em Dubai, o documentário apresenta exemplos de empresas e instituições que desenvolvem produtos e serviços sustentáveis.
Laís Duarte, repórter da emissora, conheceu os Semeadores de Água Eloisa Pinheiro e Sandro Trevisan. Eloisa planta flores com floresta, produzindo flores ornamentais e comestíveis em seu Sistema Agroflorestal (SAF) no sítio Primavera. O SAF também conta com frutas nativas da Mata Atlântica, resgatando os sabores e a cultura regional. Sandro é torrador e barista. Sua marca de café “Vóvó Zefina” homenageia seus antepassados que trabalharam no cultivo. Também recebe visitantes em sua propriedade, onde compartilha receitas familiares junto ao delicioso cafezinho.
As propriedades rurais apoiadas pelo projeto Semeando Água, uma iniciativa do IPÊ, patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, se tornam Unidades Demonstrativas. Junior Pinheiro, marido de Eloisa, conta que já está recebendo produtores rurais que querem ver na prática as técnicas sustentáveis utilizadas na propriedade.
Lais Duarte também entrevistou Simone Tenório, coordenadora de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial do Semeando Água, que fala sobre bioeconomia, economia verde e o tripé ambiental, social e econômico da sustentabilidade. Tenório também explica o que são serviços ecossistêmicos e sua importância. O serviço de polinização, realizado por abelhas e beija-flores foi captado nas imagens do documentário. A produção de água para mais de 7 milhões de pessoas na Região Metropolitana de São Paulo é outro exemplo destes serviços, que dependem da conservação da floresta em pé e da colaboração de produtores rurais dedicados a causa socioambiental.