Cerca de 25 projetos socioambientais que integram a lista de iniciativas já patrocinadas pelo Programa Petrobras Socioambiental e Governo Federal compõem a Série Futuro em Movimento. Entre eles está o Semeando Água, uma realização do IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas, que tem com objetivo contribuir com o aumento da segurança hídrica do Sistema Cantareira.

A série que leva a assinatura do projeto Cinema Nosso, também patrocinado pelo Programa Petrobras Socioambiental e Governo Federal, conta os objetivos, avanços e desafios das iniciativas, por meio de pessoas beneficiadas diretamente por cada uma.

No episódio do projeto Semeando Água, Miguel Uchôa revela as transformações na propriedade rural localizada em Piracaia (SP) onde estão mais de 20 nascentes. Capacitações de produtores rurais e assistências técnicas possibilitam à equipe do projeto Semeando Água mostrar que é possível conciliar a recuperação de áreas degradadas, com a conservação da biodiversidade e o aumento de produtividade.

Com a implementação das ações apresentadas pelo Projeto Semeando Água, o Miguel recuperou os serviços ecossistêmicos na propriedade, o que trouxe benefícios que vão muito além da porteira, e conseguiu aumentar a produtividade.

A água da região abastece o Sistema Cantareira, responsável pela água de 7,6 milhões de pessoas apenas na região metropolitana de São Paulo, além de Campinas e Piracicaba.