No último final de semana de julho, nos dias 29 e 30, a equipe do Projeto Semeando Água, uma iniciativa do IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas, marcará presença na Expo Rural de Nazaré Paulista que será realizada no Recinto de Exposições “João Ramos Neto” das 14 às 21 horas. O objetivo é mostrar para produtores rurais como o projeto atua na região alinhando melhorias nos sistemas produtivos das propriedades com conservação da biodiversidade. Sistemas agroflorestais, manejo de pastagem ecológica, sistema silvipastorial, silvicultura e fruticultura de espécies nativas da Mata Atlântica, restauração florestal do entorno de nascentes e cursos d’água estão entre as ações implementadas pelo projeto em propriedades rurais da região. A próxima pode ser a sua.
O município de Nazaré Paulista, está localizada junto à represa Atibainha, um dos reservatórios que compõe o Sistema Cantareira, que abastece mais de 7 milhões de pessoas, incluindo a população do entorno, mas também da região metropolitana de São Paulo. Melhores práticas nas propriedades rurais têm o potencial de contribuir com a qualidade do solo, com a conservação de nascentes e cursos d´água, com a produtividade e assim com qualidade de vida dos agricultores que residem no território.
O evento contará com a participação de produtores rurais do município, incluindo participantes do projeto Semeando Água, e serão apresentadas novidades relacionadas as áreas de maquinário, tecnologia, cultivares e manejo.
Programe-se para a palestra: Conheça o Projeto Semeando Água
No sábado 29 de julho (horário a confirmar), a equipe do Projeto realizará uma palestra que integra a programação oficial da Expo Agro. Alexandre Uezu, coordenador do Semeando Água e Simone Tenório, coordenadora da frente de Políticas Públicas e Desenvolvimento Econômico Territorial, vão contar o que tem sido realizado para apoiar a agricultura regenerativa na região – técnicas que visam recuperar solos degradados e manter sua fertilidade no longo prazo – como práticas mais sustentáveis que também tem como resultado o aumento de renda em propriedades rurais , como funcionam as ações de restauração florestal que visam garantir a conservação dos recursos hídricos, além das iniciativas realizadas pelo Projeto na área de educação ambiental em cinco escolas públicas de Nazaré Paulista.
Quer conhecer melhor o que faz o Projeto Semeando Água? Venha visitar nosso estande na Expo Rural! O endereço é Avenida do Recinto, 145.
O Projeto Semeando Água é patrocinado pela Petrobras por meio do programa Petrobras Socioambiental e conta com apoio do Instituto Alair Martins (IAMAR) e da plataforma Tree Nation.
Palestrantes:
- Alexandre Uezu – Pesquisador e coordenador de projetos
Biólogo formado pelo Instituto de Biociências/USP, Mestre e Doutor em Ecologia pela mesma universidade. Suas pesquisas focam em Ecologia da Paisagem, conservação da biodiversidade e serviços ecossistêmicos e na priorização de áreas para conservação e restauração. Publicou mais de 40 artigos em veículos nacionais e internacionais. É professor e pesquisador permanente da ESCAS e já participou na formação de mais de 30 alunos de mestrado e doutorado como orientador ou co-orientador. Atualmente é coordenador do Projeto Semeando Água.
- Simone Tenório – Pesquisadora e coordenadora de projetos
Bióloga formada pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, pós-graduada em Gestão de Negócios e Tecnologia pelo IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas, e Mestre em Conservação da Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável pela ESCAS/IPÊ. Tem como áreas de atuação projetos relacionados ao monitoramento e conservação da biodiversidade, geração de renda e bioeconomia, restauração florestal e sistemas produtivos além de valoração de serviços ecossistêmicos e do Capital Natural. Atualmente é coordenadora da frente de Políticas Públicas e Desenvolvimento Econômico Territorial do Projeto Semeando Água.