O Webinar #SomosFloresta promoveu a troca de experiências entre biomas, beneficiários e equipe técnica de três projetos patrocinados pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental: No Clima da Caatinga (Associação Caatinga), Florestas de Valor (Imaflora) e Semeando Água (IPÊ, Instituto de Pesquisas Ecológicas).
A abertura, realizada por Patrícia Pinho, diretora adjunta de Ciência do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM) e uma das autoras do relatório mais recente do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), iniciou o debate sobre o papel fundamental das populações que utilizam de forma sustentável os recursos naturais das florestas.
Confira abaixo o relato de Eloísa Pinheiro, produtora de flores no sítio Primavera em Nazaré Paulista, uma das cidades que compõe o Sistema Cantareira, responsável pelo abastecimento de mais de 7 milhões de pessoas. Eloisa compartilha as dificuldades técnicas e financeiras que enfrentou em seu processo de sucessão rural e como encontrou na agroecologia soluções que trouxeram maior autonomia, resultados econômicos e qualidade de vida para dentro e fora de sua porteira.