Nos dias 7 e 8 de setembro o Projeto Semeando Água esteve presente na segunda edição da Expo Rural Nazaré Paulista. A feira foi realizada no Recinto de Exposições “João Ramos Neto” que este ano teve como tema a promoção da agroecologia e do turismo. Os expositores do evento foram os produtores rurais do município e região.
No stand do Projeto Semeando Água, uma iniciativa do IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas, patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, foram doadas mudas de espécies nativas da Mata Atlântica, materiais didáticos de Educação Ambiental e outros materiais informativos sobre o projeto. Produtores rurais e visitantes puderam conhecer um pouco mais sobre as ações desenvolvidas e tirar dúvidas com a equipe.
O município de Nazaré Paulista abriga a represa Atibainha, um dos reservatórios que compõe o Sistema Cantareira, responsável pelo abastecimento de mais de 7 milhões de pessoas, incluindo a população do entorno e da região metropolitana de São Paulo. Práticas de conservação do solo e dos recursos hídricos nas propriedades rurais da região são essenciais para o fortalecimento da segurança hídrica do Sistema. Estas boas práticas também contribuem com o aumento da produtividade agropecuária, assim como a com a qualidade de vida dos agricultores que residem no território.
Os Semeadores de Água, produtores rurais parceiros do projeto, compartilharam o espaço do projeto, expondo seus produtos que aliam conservação do meio ambiente a geração de renda. Sua presença é um estímulo para que outros agricultores possam adotar práticas semelhantes. Os visitantes da feira puderam conhecer melhor sua contribuição para a conservação dos recursos hídricos, da biodiversidade e redução dos impactos das mudanças climáticas ao apoiar estes produtores rurais. A mudança de uso do solo é um dos principais desafios para o fortalecimento da resiliência hídrica do Sistema, ou seja, sua capacidade de se recuperar de eventos climáticos extremos, como secas prolongadas.
Andrea Pupo, coordenadora de Educação Ambiental do Projeto Semeando Água, fez uma palestra no sábado junto ao Semeador de Água Tuca Paiva, onde falaram sobre como uma produção aliada a conservação do meio ambiente pode incrementar oportunidades de turismo rural. Na Rusticana são utilizadas frutas nativas da Mata Atlântica na produção de cervejas artesanais, plantadas em Sistema Agroflorestal. A propriedade também teve o apoio do Projeto Semeando Água para a realização do manejo florestal de sua área de mata, implementação de Manejo da Pastagem Ecológica e plantio de árvores para a Restauração Florestal.
“As cidades que abrigam as represas do Sistema Cantareira têm um alto potencial turístico pela beleza da paisagem. Esse potencial pode ser ainda mais bem aproveitado através da conservação das florestas da região. Atividades de ecoturismo, como observação de pássaros e trilhas dependem da conservação desta biodiversidade. O turismo rural e educativo também apresenta potenciais de crescimento, com o aumento do interesse de pessoas por conhecer de perto a origem de seus alimentos e entender o trabalho de famílias com práticas agroecológicas. Estas são estratégias para atrair visitantes que apoiam a conservação do meio ambiente.” comenta Andrea Pupo.