A oficina “Mural do Clima” é uma ferramenta educativa baseada em informações dos relatórios do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) para ampliação da conscientização sobre os impactos das mudanças climáticas e a compreensão de suas causas. A atividade estimula reflexões sobre as consequências locais e globais desse fenômeno e a necessidade de promoção de atividades de Educação Ambiental Climática para ações coletivas, através do compartilhamento de conceitos complexos de forma eficaz. 

“A educação ambiental climática é um tema transversal, que pode ser trabalhado em todas as disciplinas da grade curricular. Contextualizar os impactos das mudanças climáticas para diferentes realidades é o que buscamos através das propostas de atividades educativas. Os jovens precisam ter contato com estes temas desde a educação básica, pois só desta forma estarão preparados para a intensificação de eventos climáticos extremos e serão protagonistas em ações de mitigação e de adaptação aos impactos.” 

explica Andrea Pupo, coordenadora de Educação Ambiental do Projeto Semeando Água, uma iniciativa do IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas, patrocinado pela Petrobras, por meio do programa Petrobras Socioambiental. 

O público das oficinas em Bragança Paulista foram coordenadores de escolas de ensino integral e regular da rede municipal de ensino, que se dividiram em 3 grupos: um na tarde do dia 17 e dois grupos no dia 24 de junho, o primeiro no período da manhã e o segundo no período da tarde . As oficinas são fruto da parceria entre o projeto Semeando Água e Prefeitura Municipal de Bragança Paulista, por meio das Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Educação, representadas pelo Centro de Educação Ambiental Sala Verde Pindorama.