Nos dias 30 de agosto e 06 e 13 de setembro o projeto Semeando Água promoverá uma capacitação em manejo de pastagem. O curso é voltado para técnicos e produtores rurais que desejam melhorar a qualidade de suas pastagens, e consequentemente, os resultados econômicos da produção pecuária. O local de realização é a fazenda Cravorana, em Piracaia, uma Unidade Demonstrativa do Projeto Semeando Água, onde os participantes poderão observar na prática a aplicação das técnicas que serão ensinadas na capacitação. 

O manejo da pastagem consiste na rotação dos animais em piquetes, com possibilidade de inserção de árvores (para a produção de madeira ou frutas) e diversificação de forrageiras. Entre os benefícios proporcionados estão melhora na fertilidade do solo, na disponibilidade de alimentos e conforto térmico dos animais e menor incidência de parasitas. 

O curso será ministrado por Flávio Baracho, graduado em zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa, pós-graduado em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas e mestre em nutrição de ruminantes pelo programa de pós-graduação em Zootecnia da Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Produção e Nutrição de ruminantes, Pastagem Ecológica – Sistema Voisin, Silvipastoril e Sistemas Agroflorestais. 

A parceria entre o Projeto Semeando Água e Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (SEMIL) acontece no âmbito do Programa Refloresta-SP estabelecida por meio de Termo de Colaboração, com patrocínio da ARSESP – Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo. 

Inscrições no link: https://forms.office.com/r/3aMVaYP7ec