No dia 10 de novembro a equipe do Semeando Água se uniu a funcionários da Refinaria de Paulínia (Replan) e a alunos da Escola Climática E. E. Prof. Adélia C. Borgato Gryszczenko para realizar o plantio de 2 mil mudas de árvores nativas da Mata Atlântica. As mudas foram plantadas na entrada da refinaria e formarão um bosque, cujo crescimento poderá ser acompanhado por todos que frequentam o local e até mesmo por quem passa pela rodovia de acesso.

Foram plantadas 25 espécies – dentre elas o ipê branco, ipê amarelo, paineira, pau tucano, falso barbatimão – que farão a descompactação do solo com suas raízes, vão proporcionar sombra e atrair a fauna. As árvores florescem em diferentes épocas do ano atraindo abelhas e os frutos atraem pássaros. Além de contribuir para a conservação da biodiversidade, as novas árvores vão armazenar carbono em sua biomassa ao longo do crescimento, medida de mitigação das mudanças climáticas. 

Mais de 100 pessoas estiveram presentes na ação. Os participantes buscaram conhecer quais espécies estavam plantando e vão acompanhar de perto o crescimento das mudas. 

“O plantio é uma ação de integração e educação ambiental, aproximando financiadores, equipe, funcionários da refinaria e beneficiários das ações de educação ambiental do projeto Semeando Água. Ao colocarem a mão na terra, se sentem atores da conservação e expandem seu cuidado com o meio ambiente para além do plantio de árvores” relata Andrea Pupo, coordenadora de Educação Ambiental do projeto Semeando Água, uma iniciativa do IPÊ, Instituto de Pesquisas Ecológicas, patrocinado pela Petrobras, por meio do programa Petrobras Socioambiental.