No final de abril (26/04), a equipe do projeto Semeando Água, iniciativa do IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas, patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, recebeu a visita de representantes da organização internacional Tree-Nation, em Nazaré Paulista (SP). A Tree-Nation é uma plataforma digital global, em que pessoas de todo mundo têm a oportunidade de contribuir com a restauração florestal em 33 países. Cada árvore digital doada equivale a uma árvore física, plantada em um dos projetos afiliados pela organização. O Semeando Água está entre eles.

A Tree-Nation surgiu como elo entre a tecnologia e a natureza. Através de sua plataforma digital, pessoas e empresas podem compensar suas emissões de carbono, fruto de atividades cotidianas (como a produção e transporte de tudo que consumimos) através do plantio de árvores digitais. Cada árvore digital equivale a uma árvore física, plantada em um dos projetos afiliados pela organização. O Semeando Água está entre eles.

Para a organização, plantar árvores é uma das soluções mais eficientes para combater a Crise Climática. As novas árvores absorvem carbono em seu crescimento, além de serem fornecedoras de uma série de outros benefícios para as áreas reflorestadas e seu entorno – dentre os quais a diminuição da temperatura, formação de corredores ecológicos, melhora da qualidade do solo e aumento da infiltração da água da chuva.

Para o Semeando Água, aliar essa ação à proteção de nascentes, cursos d’água e reservatórios é uma necessidade para a melhoria da segurança hídrica do Sistema Cantareira, que abastece 7,5 milhões de pessoas. Atualmente, 60% das Áreas de Preservação Permanente hídricas estão desmatadas, totalizando um déficit de 35 milhões de árvores, o equivalente a 21 mil campos de futebol. Foram restaudos 3 hectares com recursos da Tree Nation. Segundo Paulo Roberto Ferro, engenheiro florestal integrante do projeto “a curto prazo conseguiríamos escalar essa ação para mais 7 hectares e a médio/longo prazo para 21 hectares”.

Matheus Soares Costa, Gerente de desenvolvimento de projetos da Tree-Nation, visitou a Sede do IPÊ e áreas restauradas pelo Semeando Água com as mudas doadas pela organização. Segundo ele, os frutos da parceria já demonstram ótimos resultados.

“O Instituto está bem comprometido em fazer trabalho de base, com crianças, fazer cursos, capacitar os produtores rurais da região, possui cursos de extensão e mestrado. Estão cuidando das árvores plantadas e trazendo inovação do meio científico, que vai além do método tradicional vindo da agricultura, trazendo um conhecimento agregado de como a floresta funciona. As mudas estão sadias, se desenvolvendo em seu tempo e de acordo com todos os fatores ecológicos do entorno.”

Andrea Pupo, coordenadora da Área de Educação Ambiental do Projeto Semeando Água, ressalta a importância da parceria para a continuidade e expansão das ações, trazendo cada vez mais doadores de diferentes países e disseminando conhecimentos sobre a Mata Atlântica na região do Sistema Cantareira. Confira a página do Projeto Semeando Água na plataforma

O Projeto Semeando Água conta com uma campanha nacional para doações de mudas Protetor do Cantareira e mantém também canal aberto para o apoio de empresas interessadas em somar esforços e contribuir com o Sistema Cantareira.