No dia 5 de outubro, colaboradores da União Química colocaram as mãos na terra às margens da represa Atibainha em Nazaré Paulista, que compõe o Sistema Cantareira, para dar continuidade a parceria que plantará 100 mil mudas através de seu programa socioambiental Raízes da União. O programa está alinhado a 3 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas: 13 – ação contra a mudança global do clima, 15 – vida terrestre e 17 – parcerias e meios de implementação.
A empresa tem unidades industriais localizadas na região abastecida pelo Sistema Cantareira que utilizam sua água em seus processos produtivos. Restaurar as Áreas de Proteção Permanente (APPs) é essencial para fortalecer a segurança hídrica local, descompactando o solo para que a água da chuva possa infiltrar, mantendo os níveis dos reservatórios mais estáveis ao longo do ano, a fim de garantir água em quantidade e qualidade para o desenvolvimento econômico e abastecimento de mais de 7 milhões de pessoas. A ação também contribui para a conservação da biodiversidade, promovendo o plantio de 80 espécies de árvores nativas da Mata Atlântica.
Silvana Santana, diretora de Marketing Institucional da União Química destaca a importância da parceria com o projeto Semeando Água, que atua na região desde 2013.
“O trabalho de restauração florestal vai muito além no plantio das mudas, existe muito estudo, investimento e acompanhamento. O sucesso do programa Raízes da União só estará completo, quando essas mudas estiverem fortes, saudáveis e se perpetuarem para as próximas gerações.”
Atualmente 60% das áreas próximas às nascentes e rios (as APPs) precisam ser reflorestadas. Isso significa plantar 35 milhões de árvores em uma área de 21 mil hectares (o equivalente a 21 mil campos de futebol). Enfrentar este grande desafio só é possível através da colaboração de diversos setores da sociedade.
“As parcerias empresariais possibilitam a ampliação da atuação do projeto. A água é um recurso essencial, tanto para o consumo quanto para a produção de alimentos, bens e serviços. Ainda há muito a ser feito e o benefício é para todos.”
Alexandre Uezu, coordenador do projeto Semeando Água, uma iniciativa do IPÊ, Instituto de Pesquisas Ecológicas, patrocinado pela Petrobras, por meio do programa Petrobras Socioambiental.
Sua empresa também pode Semear Água! Saiba mais em: https://semeandoagua.ipe.org.br/faca-parte/empresas/