O “Cleanup Day”, também conhecido como dia Mundial da Limpeza, é uma inciativa que une projetos e pessoas em busca de um planeta mais limpo. No dia 16 de setembro o Projeto Semeando Água esteve na prainha de Nazaré Paulista, às margens da represa Atibainha, para coletar resíduos que acabariam poluindo as águas que abastecem mais de 7 milhões de pessoas. O reservatório é um dos cinco que compõem o Sistema Cantareira. Nesta mesma data, voluntários trabalham em todo o mundo na limpeza de ambientes naturais como rios, lagos e praias. 

Estiveram presentes professores que integram os Coletivos Socioambientais das Escolas Climáticas, unidades educacionais apoiadas pelo Projeto Semeando Água para enfrentar os desafios das mudanças no clima, representantes da Secretaria de Educação de Nazaré Paulista, funcionários da Petrobras e da Refinaria de Paulínia (Replan). A prainha do Lavapés é frequentada aos finais de semana por moradores, turistas e vendedores, que também participaram da limpeza do local e se comprometeram a dar a correta destinação a seu “lixo”. 

Foram coletados diversos tipos resíduos, desde restos de material de construção a fraudas e garrafas de vidro. A ausência de latas de alumínio mostra que, por possuir um valor mais alto de venda, esse material costuma ser encaminhado corretamente para a reciclagem. Muitas bitucas de cigarro e embalagens plásticas de alimento foram coletadas, resíduos que se espalham facilmente e são de difícil coleta. Todo o material recolhido foi separado e pesado para compor as estatísticas mundiais do dia da limpeza. 

Vale a pena lembrar! 

Orgânicos são os resíduos proveniente de materiais naturais: restos de alimento, cascas, folhas, aparas de grama – tudo o que é proveniente da natureza e pode ser retornado a ela através da compostagem (técnicas de decomposição que tem como produto final um ótimo adubo para plantas). 

Recicláveis são os materiais industrializados que podem retornar para a indústria para serem utilizados como matéria prima para a produção de outros produtos (alumínio, plástico, vidro e papel). A reciclagem é o último dos 5 Rs, que são: repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar. 

Rejeito é tudo aquilo que não se encaixa nas duas categorias anteriores e deve ser encaminhado aos aterros sanitários. Os aterros são empreendimentos privados, possuem capacidade limitada e as áreas não podem ser utilizadas para outras finalidades após o seu fechamento. 

A ação coletou 61,215 quilos de material reciclável e 98,125 quilos de rejeitos, totalizando 159,34 quilos que foram encaminhados para a destinação correta. A prefeitura do município foi um dos parceiros que apoiaram a ação, disponibilizando um caminhão para a coleta dos rejeitos, que foram levados ao aterro sanitário do município de Santa Isabel. Os recicláveis foram destinados à empresa de reciclagem Lapell, que já realiza a coleta quinzenal na creche Santa Clara, Escola Municipal Estanislau Gonzaga Pinheiro e em duas das Escolas Climáticas em Nazaré Paulista. 

Como ação preparatória para o Cleanup Day, a equipe de educação ambiental do Projeto Semeando Água realizou, em parceria com o Instituto Orizon, um treinamento online com os voluntários. Na véspera do evento, as equipes e os voluntários conversaram sobre a gestão dos resíduos sólidos no Brasil, coleta seletiva, reciclagem e compostagem, além de tirar dúvidas dos participantes. Quem participa dessas ações já sabe que a expressão “jogar fora” já não faz mais sentido e colabora para a redução e destinação correta de seus resíduos.  

Andrea Pupo, coordenadora de Educação Ambiental do Projeto Semeando Água, uma iniciativa do IPÊ, Instituto de Pesquisas Ecológicas, patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental ressalta que

“O Cleanup Day serve para lembrar as pessoas de que a responsabilidade sobre os resíduos é de cada um. Todos precisam consumir e descartar com responsabilidade e segurança, sem agredir o ambiente e as outras espécies.”