No dia 2 de setembro o Projeto Semeando Água estará na XII Feira de Troca de Sementes e Mudas Crioulas, Orgânicas e Biodinâmicas do Estado de São Paulo. O evento será realizado em Piracicaba, no Engenho Central (Av. Dr. Maurice Allain, 454) a partir das 8hrs. A feira contará com oficinas, visita técnica a horta agroecológica e programação cultural. 

As sementes crioulas são variedades selecionadas e cultivadas por agricultores e comunidades tradicionais. São sementes sem alterações transgênicas, não geradas em laboratórios e não comercializadas por grandes empresas. Possuem uma ampla variedade de espécies, métodos de cultivo, usos alimentares, medicinais e culturais. Sua continuidade depende de um cultivo constante e do cuidado dos Guardiões de Sementes, que armazenam e propagam essas sementes para que não se perca sua riqueza genética e histórica.  

As feiras de troca possibilitam não apenas o intercâmbio dessas sementes como de experiências entre agricultores. A ampliação do plantio das sementes crioulas contribui para a conservação da agrobiodiversidade, a parte agrícola da biodiversidade, formada por plantas de interesse social por agricultores familiares e comunidades tradicionais. A diversificação de espécies também é uma forma de promoção dos serviços ecossistêmicos – os serviços prestados pela natureza, como a ciclagem de nutrientes e controle biológico de pragas – além de fortalecer a soberania e segurança alimentar. 

 “Há uma grande necessidade de fortalecimento da cadeia de sementes em 4 pontos principais: culturas de ciclo curto para a agricultura (como milho e feijão), adubação verde, espécies nativas da Mata Atlântica frutíferas e florestais. Esse fortalecimento envolve a estruturação de bancos de sementes, desenvolvimento de pesquisas sobre variabilidade genética, nutricional e cultural e articulação entre agricultores guardiões de semente.”  

relata Gustavo Brichi, técnico e extensionista do projeto Semeando Água, uma iniciativa do IPÊ, Instituto de Pesquisas Ecológicas, patrocinado pela Petrobras, por meio do programa Petrobras Socioambiental. 

O Projeto Semeando Água estará presente e levará produtos de agricultores parceiros para compor uma refeição coletiva feita a partir de alimentos saudáveis produzidos através de práticas sustentáveis e justas. Os Semeadores de Água são proprietários, produtores e sucessores rurais que atuam na conservação dos recursos hídricos e biodiversidade do Sistema Cantareira através da utilização de técnicas de cultivo regenerativas, recuperando solos degradados e promovendo a perenidade de sua fertilidade e porosidade. Em suas propriedades é realizado o planejamento e adequação ambiental para que as áreas ao entorno de rios, nascentes e corpos d’água, as Áreas de Preservação Permanente estejam protegidas por vegetação nativa, contribuindo para aumentar a segurança hídrica dos mais de 7 milhões de pessoas abastecidas pelo Sistema. 

Para a feira de trocas serão levadas sementes de milho crioulo e mudas de espécies nativas da Mata Atlântica, para que mais agricultores possam semear água em suas propriedades e regiões. 

Inscreva-se AQUI

Confira a programação: