No dia 09 de maio, a equipe de educação ambiental do Projeto Semeando Água realizou atividade para mostrar aos educadores, funcionários e alunos do sexto ano da Escola  Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental (EMEIEF) Bairro Divininho, como é fácil construir uma composteira, como ela funciona e ainda a importância do comprometimento de toda a comunidade escolar na correta separação dos resíduos. “Cascas de frutas, legumes, folhas, casca de ovo e pó de café estão entre os materiais que devem ser colocados nas composteiras e, por cima deles, folhas secas de árvores, por exemplo”, pontua Andrea Pupo, coordenadora de educação ambiental do Projeto Semeando Água.

O consultor José Francisco Rodrigues Neto, mais conhecido como Chico Minhoca, parceiro do Projeto Semeando Água, explica que a incorporação de materiais secos aos resíduos orgânicos é de extrema importância para a produção do composto orgânico (adubo). “A mistura entre os materiais frescos, como cascas de frutas e legumes, por exemplo e os elementos secos ajuda a reduzir o volume inicial, já que cascas, talos e folhas, desidratam na composteira. A medida também diminui o volume do chorume que precisa ser retirado”.

Andrea também reforçou no encontro os resultados que podem ser obtidos. “Com as composteiras nas escolas é possível reduzir de maneira expressiva o volume de lixo e ainda obter húmus para adubar as plantas, além do chorume que também pode ser utilizado desde que diluído em água (1 parte de chorume misturado a 10 partes de água). O chorume pode ser utilizado para prevenir pragas nas plantas. Por conta da localização estratégica quanto à represa Atibainha, que integra o Sistema Cantareira, todo o lixo de Nazaré Paulista tem como destino o aterro sanitário de Santa Isabel, cidade localizada a cerca de 50km”, pontua.

Ainda neste mês pelo menos mais 15 escolas e creches municipais de Nazaré Paulista devem aderir às composteiras. A iniciativa é do Projeto Semeando Água, uma realização do IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas, com patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental e Governo Federal. A ação nas escolas conta com a parceria do  Departamento de Educação de Nazaré Paulista, por meio do Projeto Semear, e da empresa Dynamic Air.

Confira você também como construir uma composteira