O Projeto Semeando Água estará na segunda-feira 29 de abril, das 14:30 às 16:00, com a apresentação Manejo de Pastagem e Sistema Silvipastoril, no Posto de Monta, na Festa do Peão 2019 de Bragança Paulista.

Nesse período, produtores rurais vão ter a oportunidade de conhecer com Fabrício Rogério Castelini da equipe do Projeto Semeando Água, as práticas que são capazes de aumentar a produtividade para quem trabalha com gado, cabra e outras criações e ainda contribuir para a melhor conservação do solo, com o aumento da fertilidade.  

Andrea Pupo, coordenadora de educação ambiental do Projeto, revelará os motivos que tornam mudanças no manejo da pastagem tão estratégicas no Sistema Cantareira. Os benefícios vão muito além da propriedade rural, mas tudo começa no dia a dia do produtor.

Interessados que passarem pelo local onde será realizada a ação do Projeto Semeando Água podem ainda preencher uma ficha (apenas com nome e telefone, e-mail se houver). Dessa forma é possível ficar por dentro dos próximos cursos que são gratuitos e contam com vagas limitadas. Toda a divulgação dos cursos tem início pelos contatos cadastrados no Projeto.

O público terá ainda a oportunidade de saber mais sobre a Iniciativa de Liderança e Capacitação Ambiental – ELTI (Environmental Leadership & Training Initiative) que prevê assistência técnica a projetos submetidos à instituição e aprovados. Para solicitar esse apoio é preciso ter participado de um dos cursos da ELTI, que no Brasil são realizados em parceria com o IPÊ – e na região do Sistema Cantareira dentro do Projeto Semeando Água.  A ELTI é uma iniciativa da Escola de Silvicultura e Estudos Ambientais da Universidade de Yale (EUA), criada com o apoio generoso da Arcadia Fund – A charitable fund of Lisbet Rausing and Peter Baldwin. (Fundo Arcadia – um fundo beneficente de Lisbet Rausing e Peter Baldwin).

Resultados

Produtores rurais que já implementaram as mudanças conseguiram ampliar a produção e ainda eliminar uma série de problemas, como os carrapatos, por exemplo. Ricardo Troster, proprietário da Fazenda Santa Cruz, em Joanópolis (SP), revela os resultados obtidos com o manejo ecológico. “Notamos o aumento da capacidade de produção na mesma área. No nosso caso chegou a três vezes o número de animais e acho que dá para melhorar ainda mais. A principal motivação pode ser sim essa mais ‘egoísta’ de buscar o rendimento econômico, mas como consequência você vai produzir uma melhora muito grande para o meio ambiente”.

Para Miguel Uchôa, administrador da Fazenda Cravorana localizada em Piracaia (SP) os benefícios não deixam dúvida de qual é a melhor opção. “Já percebemos que com o manejo ecológico, cria-se um “colchão” do capim que nunca abaixa mais do que 15 cm. Ele amortece a chuva e permite que a água infiltre bem mais. Outra coisa que a gente já percebeu também é que existe um melhor controle de carrapato, baixando custos e mão de obra”.

O Projeto Semeando Água é uma iniciativa do IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas, com patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental e Governo Federal. Crédito da imagem da pastagem: Tiago Baccarin/Estúdio Garagem