Com a chegada da primavera, no dia 22 de setembro, tem início a estação chuvosa na região sudeste. O aumento do número de horas de sol, da temperatura e da frequência e volume das chuvas fornecem as condições ideais para o plantio de árvores. Tempo de Semear Água nas propriedades dos parceiros do novo ciclo do projeto. Neste período inicia-se a implementação de diversas ações de Restauração Florestal nas Áreas de Proteção Permanente (APPs) e Sistemas Produtivos Sustentáveis nas propriedades parceiras do Semeando Água, uma iniciativa do IPÊ, Instituto de Pesquisas Ecológicas, patrocinado pela Petrobras, por meio do programa Petrobras Socioambiental.

Mas o que é um Sistema Produtivo Sustentável? São técnicas de produção rural que garantem a perenidade da fertilidade e permeabilidade do solo. Para se ter uma produção com qualidade a longo prazo, um solo vivo é um aspecto essencial. Como dizia a agrônoma Ana Primavesi “uma vida intensa habita o solo”. Os diversos microrganismos que vivem na terra são os responsáveis por sua aeração e ciclagem de nutrientes, tornando-os disponíveis para que as plantas possam absorvê-los através de suas raízes. Outra citação famosa da agrônoma é “solo sadio, planta sadia, ser humano sadio”.

O Semeando Água age através das Soluções Baseadas na Natureza implementando técnicas de manejo ecológico do solo nas propriedades rurais da região do Sistema Cantareira. Entre as técnicas utilizadas estão:

  • Manejo da Pastagem Ecológica: separar os animais em piquetes, fazendo sua rotação periódica. Desta forma, o solo tem mais tempo para se recuperar do pisoteio dos animais e o capim pode crescer mais, ficando no tamanho ideal para o consumo. Com um alimento de melhor qualidade, é possível ter mais animais na mesma área. Outro benefício desta técnica é a diminuição da infestação por parasitas, como os carrapatos, que não se proliferam sem a presença de seus hospedeiros, que levam um tempo para retornar para as áreas, quebrando o ciclo de reprodução. 

 

  • Sistema Silvipastoril: sistema que combina a criação de animais (gado, ovelhas) com o cultivo de árvores para a extração de madeira. As árvores capturam carbono durante o seu crescimento e tornam o solo mais permeável, além de oferecer sombra e conforto térmico para os animais e serem uma fonte de renda alternativa.

  • Sistemas Agroflorestais: sistema que concilia o plantio de árvores e cultivos agrícolas. Possui uma ampla diversidade de composições possíveis, utilizando os diversos estratos (ou alturas) para produzir de maneira diversificada. As árvores podem ser frutíferas e/ou nativas. Ao fazer o seu manejo, ou seja, manutenção e poda, a matéria orgânica resultante é incorporada no sistema, servindo como cobertura de solo, o que segura a umidade por mais tempo no solo, protegendo-a da evaporação, além de se decompor lentamente, nutrindo os cultivos. 

  • Silvicultura de Nativas: plantio de espécies nativas da Mata Atlântica. Estas espécies possuem um valor maior de venda, quando comparadas ao eucalipto, podendo ser utilizadas para outros fins, como construção ou manufatura de móveis. Ao diversificar as espécies cultivadas, uma alternativa à monocultura, contribui para a proteção da biodiversidade na região, atraindo a fauna local. 

 

Os novos sistemas trazem vários benefícios aos produtores rurais. São eles: aumento da produção, diversificação das fontes de renda, maior qualidade de vida e recuperação do solo e das nascentes. Os benefícios se estendem às mais de 7 milhões de pessoas que têm seu abastecimento de água realizado pelo Sistema Cantareira, pois atuam no aumento da segurança hídrica da região. A recuperação de solos degradados permite que a água infiltre na terra, ficando armazenada no lençol freático e indo aos poucos para os reservatórios, o que auxilia a manter o nível do Cantareira mais estável ao longo do ano. Em solos compactados a água escoa, levando terra e outros materiais para dentro dos corpos d’água.

46% do Sistema Cantareira é ocupado por pastagens degradadas. Apesar de estar próxima a grandes centros consumidores de alimento, por conta da degradação do solo, a produção rural é caracterizada por baixos rendimentos. A renda média por domicílio é inferior ao salário mínimo (dado do IBGE/2010). Ao diversificar as atividades realizadas nas propriedades, através da transição para Sistemas Produtivos Sustentáveis, o Semeando Água alia as estratégias de desenvolvimento econômico à conservação ambiental, auxiliando a permanência dos agricultores em suas terras. O mercado consumidor destes produtos é um ator importante dessa estratégia, que alia conservação e produção agrícola. Ao adquirir produtos do Cantareira, os consumidores também atuam como protetores do Sistema, ao incentivar uma agricultura regenerativa, que melhora o solo e preserva os recursos hídricos.

Você também pode se tornar um protetor do Cantareira. Para saber mais acesse: https://semeandoagua.ipe.org.br/faca-parte/campanha/