Em 2021, as doações realizadas por meio da plataforma Tree-Nation ao Projeto Semeando Água, uma iniciativa do Instituto IPÊ, geraram o total de 7.403 mudas destinadas por empresas e pessoas físicas através da plataforma onde qualquer pessoa pode escolher com quais espécies deseja contribuir. As mudas foram plantadas no entorno de importantes áreas com foco em restaurar e conservar o ecossistema e aumentar a resiliência do sistema hídrico Cantareira que abastece grande parte de São Paulo e Região Metropolitana e vem sofrendo ao longo das últimas décadas com a ação humana, principalmente o desmatamento.
A lista é diversa, foram mais de 30 espécies nativas plantadas na área localizada ao lado do
reservatório de Nazaré Paulista. Entre as espécies estão: jequitibá-rosa (Cariniana legalis),
jatobá (Hymenaea courbaril), juçara (Euterpe edulis), capixingui (Croton floribundus),
grumixama (Eugenia brasiliensis), ipê-amarelo (Handroanthus chrysotrichus), ipê-roxo
(Handroanthus impetiginosus), aroeira-pimenteira (Schinus terebinthifolia) e
fruto-de-pombo (Tapirira guianensis).
“Pode até não parecer para as pessoas que estão em casa, mas essas doações são uma parte fundamental de todo o processo de restauração ecológica, através dela conseguimos recursos para fazer nosso trabalho e continuar atuando na ponta promovendo a conservação do Sistema Cantareira e dos nossos mananciais que abastecem os reservatórios. Além disso, a plataforma é também um meio informativo e educacional muito importante para que as pessoas de qualquer parte do mundo possam conhecer mais sobre a flora nativa de suas regiões“, explicou Paulo Roberto Ferro, engenheiro florestal do projeto Semeando Água.
Desde junho de 2020 já foram mais de 11 mil árvores plantadas e mais de 3 toneladas de CO2 compensados. “A parceria do Projeto Semeando Água com a Tree-Nation é fundamental para ganhar escala na restauração de áreas prioritárias, como as que protegem os reservatórios do Sistema Cantareira. Pessoas e empresas de todas as partes do mundo fazem doações através da plataforma porque se preocupam com o futuro e com a saúde do nosso planeta”, celebrou a coord. de educação ambiental do Projeto Semeando Água, Andrea Pupo – à frente dessa parceria.
Quem quiser contribuir basta acessar a plataforma e fazer uma doação ao Semeando.