A Prainha, de Nazaré Paulista, foi o local escolhido pelo Projeto para o dia em que iniciativas de todo mundo se mobilizam em busca de um planeta mais limpo. Os cerca de 300 metros da Prainha escondiam uma série de resíduos que estavam muitas vezes enterrados pela ação do tempo ou, em alguns casos, pela ação do homem. A ação realizada pelo Projeto Semeando Água no último sábado (21 de setembro) recolheu 250 kg de resíduos. No Brasil, o Projeto Semeando Água participou do Clean Up Day junto com 23 projetos patrocinados por meio do Programa Petrobras Socioambiental.

Cerca de 20 voluntários compareceram à ação realizada no Sistema Cantareira – em diferentes momentos – e ajudaram a recolher desde o lixo de quem costuma visitar a praia – mas deixa por lá, latinhas, papeis e plásticos – até o lixo de pessoas que vivem na região e levam entulho para a prainha, por exemplo.

Luiz Antonio de Moraes , morador da região, comemorou a iniciativa. “Costumo vir com minha esposa aqui para limpar a praia, acredito que pequenas ações fazem a diferença, mas ganhamos força nesta data pela mobilização de outras pessoas, estou muito feliz. Conseguimos juntos neste dia retirar um anel de concreto que foi colocado em volta de uma árvore – em uma ação de vandalismo. Em pouco tempo, o entorno da árvore se transformou em lixeira, mas hoje transformamos esse cenário, retirando o anel e levando-o para o lugar correto, onde dele tem de fato essa função”.

Andrea Pupo, coordenadora de educação ambiental do Projeto Semeando Água, faz um balanço da atividade. “Conseguimos um bom resultado com a ação, a Prainha ficou mais limpa e segura para os frequentadores. O Projeto Semeando Água conta com outras frentes de atuação e foi interessante mostrar aos participantes que independente do objetivo do projeto, a limpeza de locais como esse interessa a todos e poderia mobilizar mais pessoas, afinal o local é de uso público”.

Entre os participantes da ação, estava Eduardo Manzo Castello, profissional que atua em Suprimento de Bens, na área de compra de equipamentos industriais, na Refinaria de Paulínia (Replan/Petrobras), que mobilizou a esposa e os dois filhos pequenos. “Participando em família de ações como essa, mostro para meus filhos a importância de se preservar nosso patrimônio ambiental, além de envolvê-los na responsabilidade de cada um quanto ao cumprimento de nossas obrigações enquanto cidadãos.  Mesmo com a dificuldade de se cuidar de duas crianças enquanto se recolhe lixo potencialmente perigoso (minha filha pequena nem dois anos tem), acredito que o ensinamento pela observação tenha uma importância singular no aprendizado de ambos, bem diferente do que se pratica nas aulas teóricas das escolas, porque inclui a influência, principalmente social, do meio onde ocorrem as degradações ambientais. Não esperava encontrar tamanha quantidade de lixo no lugar”.  Ao todo, os 23 projetos recolheram 22 toneladas de resíduos, em 35 municípios, em 15 estados.

O Projeto Semeando Água é uma iniciativa do IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas, com patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental e Governo Federal. A ação do Clean Up Day contou com o apoio da Prefeitura de Nazaré Paulista.