Mais de 300 alunos de escolas públicas do Vale do Paraíba conheceram de perto o Projeto Semeando Água, desenvolvido pelo IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas, na região do Sistema Cantareira e que desde o ano passado está interligado à Represa Jaguari/Rio Paraíba do Sul, responsável pelo abastecimento de São José dos Campos. Os jovens participam até 25 de outubro (sexta-feira) da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, no Parque Tecnológica da Unifesp, em São José dos Campos. O tema desta edição é Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável.
Compartilhar as experiências e aprendizados do IPÊ em um evento como esse está repleto de significados, pontua Eduardo Badialli, coordenador da ESCAS – Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade, do IPÊ. “O fato de o público ser formado por jovens representa a oportunidade de contribuir com a formação da próxima geração. Afinal são eles que vão tomar decisões em um espaço não muito grande de tempo. Se esse jovem tiver uma compreensão mais ampla dos reais desafios da região em que ele vive, das ações que contribuem para a produção de água, por exemplo, necessária para a população, mas também para as indústrias, a participação dele nas empresas, na gestão pública e no governo será mais estratégica para o desenvolvimento da região e também da sociedade”, complementa Badialli.
A interligação entre os Sistemas Jaguari e o Cantareira vai além das represas. Por conta da proximidade São José dos Campos tem potencial de ser uma região consumidora dos alimentos produzidos no Sistema Cantareira, como explica Andrea Pupo, coordenadora de educação ambiental do Projeto Semeando Água. “Privilegiar o consumo desses alimentos é também uma forma de contribuir com a segurança hídrica e com a permanência de produtores rurais. No Sistema Cantareira parte significativa da população vive na área rural, o que poucas pessoas imaginam é que incentivar que as pessoas permaneçam no campo, por meio do consumo desses alimentos, contribui sim com a água que chega até mesmo às pessoas que vivem em outras bacias como neste caso”.
O IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas participa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia também na área de exposição onde os jovens vão conferir o Em jogo: Sustentabilidade que traz à tona Reflexões e Percepções sobre o tema, além de vídeos do Projeto Semeando Água e da ESCAS que conta com cursos de curta duração (presenciais e online), além de MBA e Mestrado.
Saiba mais: https://www.ipe.org.br/ https://escas.org.br/