O evento “Como enfrentar o ciclo vicioso da água: escassez e abundância” abordou as tendências da Conferência da ONU sobre Água e as perspectivas para o cenário brasileiro.  Promovido pela TyQuant –  Inteligência Tecnológica em Recursos Hídricos e Produção de Água, o encontro foi realizado no dia 28 de março no Learning Village em São Paulo e transmitido via YouTube. 

Foto: Flávio Rodrigues

O debate teve a abertura de Ricardo Young (empresário, ambientalista e sócio-diretor da CT&I) que compartilhou a experiência de estar na conferência da ONU e levantou questionamentos sobre como enfrentar os impactos provocados por eventos climáticos extremos, como as recentes enchentes desta estação chuvosa e o fantasma do racionamento. Especialistas no tema segurança hídrica abordaram o que vem sendo feito e quais os principais gargalos para sua garantia, como o engajamento de diversos setores (imprensa, sociedade civil, governos e setor privado) e ampliação da escala e urgência na implementação de soluções baseadas na natureza.

O Projeto Semeando Água – uma iniciativa do IPÊ, Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ), patrocinado pela Petrobras, por meio do programa Petrobras Socioambiental  – esteve presente no debate, representado por Simone Tenório, coordenadora de Políticas Públicas e Desenvolvimento Econômico Territorial. O Semeando Água trabalha na difusão da economia regenerativa e criação de um plano de estratégias integradas para a região do Sistema Cantareira – que envolve pesquisa, educação, desenvolvimento rural, gestão pública e participação das organizações da sociedade civil para a conservação dos recursos hídricos. Tenório relembra que só se pensa na segurança hídrica do Sistema Cantareira em momentos de crise, quando se vê na prática uma cascata econômica que afeta negócios e serviços. Trabalhar em soluções integradas é uma medida necessária para garantir o abastecimento no longo prazo.

O evento contou com a participação de Dal Marcondes (presidente do Instituto Envolverde), Edson Lobato (gestor ambiental do Instituto Conservação Costeira – ICC),  Malu Ribeiro (diretora de Políticas Públicas da Fundação SOS Mata Atlântica),  Zezé Zakia (engenheira florestal, pesquisadora do Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais – IPEF) e Rinaldo Calheiros (doutor em Agronomia de Irrigação e Drenagem, criador da solução TyQuant) 

Os especialistas responderam às perguntas do público presente, composto por jornalistas e profissionais de comunicação e falaram sobre suas expectativas para o futuro, considerando o cenário político atual.