No dia 17 de setembro, o Projeto Semeando Água esteve na Praia do Lavapés, localizada à beira do Reservatório Atibainha, no município de Nazaré Paulista, participando do CleanUp Day: Dia Mundial da Limpeza. Nesta data foram realizados mutirões no mundo todo, para a limpeza de praias e rios, com a participação de mais de 190 países. 

A atividade realizou a coleta e destinação correta do lixo, mobilizando voluntários e disseminando informações sobre os cuidados com o meio ambiente. Os  resíduos passam por um protocolo de triagem e pesagem que são incorporados em um banco de dados que fomenta políticas públicas. Os dados deste ano serão publicados no site do Ministério do Meio Ambiente (MMA) na Agenda de Combate ao Lixo no Mar, espaço que tem por objetivo dar visibilidade às iniciativas de limpeza de rios, lagos, lagoas, praias fluviais, estuários e outros ambientes, realizadas pelo país durante o ano.

O Semeando Água, uma iniciativa do IPÊ, Instituto de Pesquisas Ecológicas, patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental se uniu a outros 20 projetos apoiados pelo programa, que juntos somaram mais de 2,5 mil voluntários, cobriram uma região de 120 quilômetros de praias e rios, espalhados em 13 estados e 37 municípios. 

O Lavapés é um espaço lindo, utilizado para a realização de rituais religiosos, pescaria e lazer nos finais de semana, principalmente por pessoas que vêm de outros municípios. E o reservatório é um manancial de abastecimento público, algo que precisa ser comunicado e compreendido pelos frequentadores do local. É possível que as mesmas pessoas que deixam lixo na praia do Lapavés sejam abastecidas pela água do Sistema Cantareira. 

Os 10 voluntários presentes na ação em Nazaré Paulista coletaram 187 kg de resíduos, que tiveram sua destinação correta pela equipe da Lapel Reciclagem e da Coletare Ambiental, a empresa que presta o serviço de limpeza pública no município. Os materiais mais encontrados foram garrafas de vidro. Este número reforça a importância de se trabalhar a Educação Ambiental na região, abordando o tema da destinação correta dos resíduos  e reciclagem. Também é importante relembrar que esta é apenas a última etapa dos 5 Rs da sustentabilidade que envolvem as cinco palavras: repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar.